Folha Vitória Exposição reúne cerca de 200 peças e obras raras em Vitória

Exposição reúne cerca de 200 peças e obras raras em Vitória

A mostra acontecerá do dia 9 a 13 de março no Empório das Artes, no Praia Shopping, em Vitória. O leilão das peças será no dia 14,...

Folha Vitória
Foto: Homero Massena, OST, "Curva de Rio", 91x64cm
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Uma exposição gratuita com peças datadas do século XIX até a década de 50 será inaugurada no dia 9 de março e seguirá até o dia 13, no Empório das Artes, no Praia Shopping, em Vitória. No dia 14 acontecerá um leilão das peças, no mesmo local da exposição.

O marchand Lélio Cimini, responsável por negociar as obras de arte, o público terá contato com 200 peças, entre esculturas, mobiliário, pratarias, porcelanas e pinturas de artistas consagrados, em um acervo de mais de R$ 250 mil em peças exclusivas, com até 40% em lances livres.

Entre as obras que merecem destaque estão pinturas dos artistas capixabas Attilio Colnago, Homero Massena e Levino Fanzeres. Obras como Crepúsculo, datada da década de 30, assinada por Fanzeres, também é um dos destaques.

Protagonistas da exposição

Para os apaixonados por arte, as obras de Homero Massena Pescadores da Barra do Jucu e Lavadeiras do Rio Jucu, da década de 50, estarão presentes na exposição.

Além disso, uma serigrafia da década de 80 do mestre Alfredo Volpi, as famosas bandeirinhas que marcaram o trabalho do artista, também está entre as protagonistas.

Se tratando de esculturas, uma peça de Oscar Niemeyer feita em bronze com pintura automotiva e um alabastro do século XIX, intitulada Crianças com Guarda-Chuva, poderá ser apreciada na exposição.

Outra obra que promete disputa acirrada é um desenho de um projeto mobiliário de Joaquim Tenreiro, também da década de 50, e a arte sacra, que também é muito procurada em leilões. Nesta edição há uma imagem de Nossa Senhora da Conceição e de Santa Bárbara, ambas do século XIX, representantes da arte barroca.

O mobiliário é um destaque à parte no leilão. Peças como uma cristaleira Art Noveau, mesa em madeira com pé em ferro forjado e uma típica mesa inglesa de apresentação. Além das pinturas esculturas e mobiliário, o leilão reúne pratarias, porcelanas, cristais e tapetes.

Serviço

Exposição e leilão de obras de arte

Data: 9 a 13 de março
Horário: 9h às 21h, sendo no domingo (12), de 14h às 21h
Local: Empório das Artes, Praia Shopping, Praia do Canto
Entrada: franca
Leilão: 14 de março
Horário: 21h, no mesmo local
Últimas