Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falta de BCG obriga municípios do ES a racionar vacina para bebês; saiba o que fazer

A BCG, é uma das primeiras vacinas a ser administrada em bebês recém-nascidos. Ela protege contra a tuberculose, doença altamente contagiosa e que afeta os pulmões

Folha Vitória|

Unidades de Saúde da Grande Vitória estão racionando doses da vacina BCG. Em alguns municípios, a rede de frio onde os imunizantes ficam estocados, já não têm mais vacinas.

É o caso de Vitória. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o município está recebendo 60% da cota da vacina, que é enviada aos Estados pelo Ministério da Saúde. 

A pasta informou ainda que o estoque na rede de frio está "zerado" e que há poucas doses disponíveis em algumas unidades de saúde, além dos serviços vacinadores (maternidades).

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A BCG, é uma das primeiras vacinas a serem administradas em bebês recém-nascidos. O imunizante protege contra as formas graves da tuberculose, doença altamente contagiosa e que afeta os pulmões. No calendário de vacinação da criança, ela deve ser aplicada em uma dose única, ao nascer.

Publicidade

Porém, um comunicado oficial do Ministério da Saúde feito aos Estados brasileiros sobre o uso operacional do imunizante BCG, em maio deste ano, alertou sobre a disponibilidade da vacina que desde então, está limitada ao estoque nacional.

Na época, a secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orientou os municípios, inclusive, a ofertarem a vacina em dias alternados nas maternidades, considerando que os recém-nascidos ficam pelo menos 48 horas no serviço. Entre as estratégias, também foi adotada a oferta por agendamento nas unidades de saúde, como forma de otimizar os frascos.

Publicidade

Nós perguntamos à secretaria se há desabastecimento no Estado, mas ainda não houve resposta. Assim que que houver retorno, as informações serão incluídas na matéria.

LEIA MAIS: ES recebe apenas 60% das doses necessárias de vacina BCG e orienta municípios

Publicidade

Pediatra alerta para os riscos de não vacinar

Para o médico pediatra Rodrigo Aboudib Ferreira, o momento é bastante crítico e requer atenção das autoridades. "Estamos vivendo o que não vivíamos antes no Brasil. Doenças que já tinham acabado, atualmente, apresentam risco real de voltar. É preciso fortalecer a importância da imunização para manter doenças sérias afastadas", disse.

Mas o que fazer, então, caso não seja possível vacinar o bebê? Aboudib orienta que, nesse período, os pais evitem aglomerações e exposição das crianças. Se possível, o ideal é manter o bebê em casa, em contato apenas com familiares.

Veja alguns municípios onde as vacinas ainda estão disponíveis

VITÓRIA:

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há ainda poucas doses disponíveis nas unidades de saúde do Centro de Vitória e de Jardim Camburi, além dos serviços vacinadores (maternidade).

Para receber a dose na US é preciso fazer agendamento pelo aplicativo online ou por meio do link: agendamento.vitoria.es.gov.br

CARIACICA:

A vacina é ofertada nas seguintes unidades de saúde: Nova Rosa da Penha II, às segundas e quartas-feiras. Santa Fé, às terças e quintas-feiras.

Não é necessário fazer agendamento. Ainda de acordo com o municípios, não há falta do imunizante.

SERRA:

A Secretaria Municipal de Saúde disse que não ficou sem receber doses da vacina e que têm recebido um quantitativo reduzido. Por esse motivo, foi necessária uma reorganização do serviço. 

Ainda de acordo com a pasta, neste momento, o imunizante está sendo distribuído para todas as maternidades localizadas no município e para as unidades de regionais de saúde de Novo Horizonte (vacinação disponível todas as sextas-feiras, das 8h às 14h) e Serra Dourada (todas as terças-feiras, das 8h às 12h). Não é necessário agendamento.

Ministério da Saúde alega dificuldades na aquisição de imunobiológico

Segundo comunicado oficial divulgado pelo órgão federal no último mês de maio, o motivo da disponibilidade limitada é a dificuldade na aquisição do imunobiológico (substância terapêutica produzida por sistemas biológicos vivos). A cota reduzida, de acordo com Ministério da Saúde é, “para que não haja desabastecimento nos serviços de vacinação”.

O comunicado do Ministério, trouxe ainda a informação de que existe previsão de manter a readequação do envio de doses pelos próximos sete meses. Ou seja, até dezembro. “Por isso, é importante para que possamos trabalhar com estratégias de otimização, de forma a garantir a imunização dessas crianças e que não haja perda de doses”.

LEIA TAMBÉM: BCG: após receber menos doses, Sesa orienta rodízio de vacinação em maternidades

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.