Folha Vitória Falta de vacinação sobrecarrega hospitais e coloca pacientes em risco

Falta de vacinação sobrecarrega hospitais e coloca pacientes em risco

Na última década, país registrou 257.405 internações por doenças infecciosas que poderiam ser evitadas com imunização

Na última década, país registrou 257.405 internações por doenças infecciosas que poderiam ser evitadas com imunização

Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Média de custo de internação no Brasil é de R$ 1.650,00 que poderiam ser evitadas com vacinas. 

A média de internações no Brasil por doenças que poderiam ser evitadas com vacinas previstas no Calendário Básico de Vacinação do SUS foi de 1,28 a cada 10 mil habitantes ao ano, no período de 2008 a 2017.  Na última década, o país contabilizou 257.405 internações por doenças infecciosas evitáveis com vacinação. A média de custo por internação no Brasil é de R$ 1.650,00.

Destas internações 58,3% foram causadas por tuberculose, seguida por meningite viral (14,%) e infecção meningocócica (9,1%) com as maiores altas. Seguindo a tendência nacional, a tuberculose foi a principal responsável pelas mortes (76%) e a meningite viral correspondeu a 9%. 

Hoje, a rede pública de saúde disponibiliza em todo o país 17 vacinas para combater mais de 20 doenças. São elas: tuberculose, hepatite A e B, difteria, coqueluche, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, poliomielite, rotavirose, tétano, doença pneumocócica, doença meningocócica, febre amarela, influenza (gripe), raiva humana, HPV, cólera, diarreia dos viajantes e febre tifoide.

Adultos devem ficar atentos à atualização de quatro tipos diferentes de vacinas contra a hepatite B, febre amarela, difteria, tétano, sarampo, rubéola e caxumba. Para as gestantes, há três imunizações importantes no Calendário Nacional de Vacinação: hepatite B, dupla adulto e dTpa, que protege da hepatite, difteria, tétano e coqueluche.

 Dados: Boletim Saúde do Ceper/Fundace, baseado nos indicadores do DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil).