Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ferramenta online faz diagnóstico da diversidade

Online e gratuita, solução aponta estágio de maturidade da diversidade na organização e indica próximos passos

Folha Vitória|

A Tree Diversidade criou uma ferramenta para orientar iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DE&I) em empresas.

A partir de um formulário que pode ser respondido em até 15 minutos, o Indicador de Diversidade, Equidade e Inclusão faz um diagnóstico das iniciativas de DE&I em curso na organização analisada, apontando etapas já concluídas e próximos passos a seguir.

A ferramenta é capaz de determinar o estágio de maturidade das ações de DE&I, principalmente em relação à diversidade do quadro de colaboradores, às condições de inclusão do ambiente e da cultura organizacionais, questões distintas que, segundo a sócia-fundadora, Letícia Rodrigues (imagem), são frequentemente mal compreendidas.

"Diversidade tem a ver com números, com representatividade. Inclusão tem a ver com oportunidade, segurança, pertencimento. Muita gente pensa que são sinônimos, mas são diferentes", explica. "Se diversidade é ter na empresa pessoas com diferentes origens, grupos, corpos, pensamentos, inclusão é ter um ambiente e uma cultura organizacional em que todas as pessoas sejam esperadas, respeitadas em suas diferenças e individualidades e tenham condições equânimes de participar das oportunidades e decisões".

Publicidade

A ferramenta foi criada com objetivo de oferecer às empresas um diagnóstico do próprio ambiente organizacional a partir de métricas objetivas relativas à diversidade, à inclusão e à efetividade das ações em curso. A ideia, segundo Rodrigues, é que a gestão da diversidade também possa ser feita por indicadores, como são todos os outros parâmetros do negócio. "Quisemos oferecer aos tomadores de decisões ferramentas para promover mudanças, transformar ambientes organizacionais em um espelho da sociedade", destaca a sócia-fundadora da Tree.

Rodrigues faz a ressalva que o diagnóstico oferecido é preliminar, tem caráter meramente de orientação e não substitui outras ferramentas de avaliação, por exemplo, censos e pesquisas de clima organizacional para investigar questões específicas da cultura da empresa e seus processos.

A ferramenta, no entanto, disponibiliza orientações para otimizar as ações em curso e lista materiais de apoio sobre os problemas identificados. As respostas fornecidas são tratadas com confidencialidade. O indicador está disponível aqui.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.