Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Filarmônica de Mulheres do ES promove concerto para celebrar a primavera e o Dia do Músico

Orquestra se apresenta Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória, nesta quarta (23) com programa trazendo totalmente obras de compositoras

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A Orquestra Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo (Femes) se apresenta nesta quarta-feira (23), num concerto especial para celebrar a primavera e o Dia do Músico (comemorado no dia 22, dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos). O programa ocupa o palco do teatro do Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória, a partir das 20h.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

No repertório, somente composições de artistas femininas, de três mulheres de lugares e gerações diferentes. São elas: Teresa Careña, Catarina Domenici e Nancy Bloomer Deussen. Destaque para a Abertura da ópera “Anita Garibaldi” de Catarina Domenici (57 anos), encomendada pelo King’s Brazilian Ensemble, conjunto vinculado ao Kings College de Londres e estreada pela Orquestra Sinfônica da USP, em março de 2022.

“Concerto de Primavera” é uma realização do Instituto Todos os Cantos com patrocínio do Ministério do Turismo, do Instituto Unimed Vitória, da Unimed Vitoria, do Banestes e parceria com o Centro Cultural Sesc Glória – Teatro Glória. O espetáculo é livre para todas as idades, o teatro é totalmente acessível a portadores de quaisquer tipos de deficiências e haverá tradução simultânea de libras.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Capixabas já podem adotar cartinhas do Papai Noel dos Correios. Saiba como e onde!

Saiba mais sobre as compositoras

Teresa Careña (1853-1917)

Publicidade

María Teresa Carreño García de Sena foi uma pianista, cantora, compositora, e maestrina venezuelana. Em 1862, sua família emigrou para Nova Iorque, aos 8 anos de idade, fez sua estrria no Irving Hall. Em 1863, apresentou-se por Abraham Lincoln na Casa Branca.

Catarina Domenici

Publicidade

Pianista paulista radicada no Rio Grande do Sul. Aos 57 anos, atualmente, é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Performance e Literatura Pianística pela Eastman School of Music, em Nova York, Catarina é uma pianista conhecida por sua versatilidade ao transitar por diferentes estilos e gêneros. Isso se deve ao fato de ter uma trajetória bastante diferente: se criou em uma escola de samba, com um pai mestre de bateria, e só foi conhecer o piano aos 11 anos, passando a estudar o ofício em um conservatório. Quando prestou o vestibular na Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde estudou, foi convidada para ser pianista do Grupo de Percussão do Instituto de Artes da Unesp, no qual se envolveu com música contemporânea — sua absoluta paixão — e teve a oportunidade de lançar álbuns e fazer turnê nos Estados Unidos, além de ganhar o II Prêmio Eldorado de Música.

Nancy Bloomer Deussen (1931-2019)

Compositora norte-americana, foi pianista, estudando composição musical na Manhattan School of Music, onde se formou em composição e, posteriormente, se formou em educação musical pela University of Southern California. Ela escreveu música clássica melódica, com talento para escrever músicas acessíveis ao ouvinte. Ela foi uma das compositoras que teve mais obras gravadas compondo até o ano de sua morte para grupos musicais de todos os tamanhos. Ela também foi educadora musical, organizadora de artes, pianista de boate, afinadora de piano e acompanhante de piano por muitos anos.

LEIA TAMBÉM: Erasmo Carlos: último show do "Tremendão" no ES foi em setembro de 2022

Sobre a maestra

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A regência fica por conta da maestra Alice Nascimento. Ela atuou como professora de música, pianista acompanhadora de coros de empresas, igrejas e espetáculos, preparadora de técnica vocal de coros e solistas e regente adjunta de grupos corais. Possui experiência como regente de coros de empresas, igrejas e instituições públicas com formações/vozes infantis e adultas, regeu a ópera de G. Donizette “A Filha do Regimento” e demais obras da literatura da música de concerto/clássica. Atualmente atua como maestra do Algazarra Coral, do Coral Unimed Vitória, da Filarmônica de Mulheres do ES e diretora artística do ITC. É Mestra em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com habilitação em Regência/Performance. É bacharel em Piano pela FAMES – Faculdade de Música do Espírito Santo e tem Curso de Formação Musical em Canto Lírico na mesma instituição. É presidente, gestora e diretora artística do Instituto Todos os Cantos, instituição sem fins econômicos.

Serviço:

Concerto de Primavera

Atração: Orquestra Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo (Femes), sob regência de Alice Nascimento. No programa, obras de Teresa Careña, Catarina Domenici e Nancy Bloomer Deussen.

Quando: nesta quarta-feira (23), às 20h.

Onde: Centro Cultural Sesc Glória, Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória.

Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (inteira).

Onde comprar: site https://lets.events/e/concerto-de-primavera/ ou na bilheteria do teatro (terça a sábado, das 10h às 20h).

Informações: 27 3232-4750

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.