Gripe aviária: 34 testes no ES dão negativo e 4 seguem suspeitos
Casos descartados são de pacientes de Vitória e de Cariacica, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde
Folha Vitória|Do R7
As 33 amostras de funcionários do Parque Fazendinha, em Vitória, onde uma das aves foi encontrada, e outra de uma servidora do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), em Cariacica, deram negativo para gripe aviária. Outros quatro casos na cidade de São João da Barra, no Rio de Janeiro, também foram descartados.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A informação é do Ministério da Saúde, no início da noite desta terça-feira (23). A pasta informa que, com esse resultado, o Brasil tem quatro casos suspeitos para H1N5. Todos eles são moradores do Espírito Santo e estão com sintomas gripais.
A pasta informa que em relação à saúde pública, o cenário no país é de alerta e monitoramento.
"É importante ressaltar que a transmissão ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. De acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada", destacou.
O ministério reforçou, por meio de nota técnica, as orientações para vigilância diante de casos de influenza aviária em humanos após o alerta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) dos primeiros casos confirmados da doença em aves silvestres.
LEIA TAMBÉM: Após 8 casos de gripe aviária no ES e RJ, Brasil entra em emergência zoossanitária
Na declaração de emergência zoossanitária por 180 dias, o Mapa segue alertando a população para que não recolha as aves doentes ou mortas e acione o serviço veterinário local.
Outras 24 pessoas são monitoradas em Nova Venécia
Outras 24 pessoas são monitoradas em Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), elas possivelmente estiveram expostas ao vírus depois que uma ave foi diagnosticada com o vírus H5N1. Destas, apenas uma apresenta sintomas gripais e está em isolamento.
A informação foi divulgada pela Sesa na última segunda-feira (22). De todos os pacientes, apenas um apresentou sintomas gripais leves e, para esse caso, foi iniciado o protocolo de isolamento social (que ocorre na própria residência), tratamento e coleta de exames. A amostra coletada foi enviada para a Fiocruz.