Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hábitos saudáveis ajudam a melhorar imunidade. Veja dicas para fazer exercícios em casa!

Especialista separou algumas dicas para ajudar a manter o ritmo de exercícios sem precisar sair de casa

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

As novas medidas restritivas contra a covid-19 em alguns estados alteram as rotinas de trabalho, lazer e prática de atividades físicas das pessoas. O medo de frequentar academias também é um fator que afasta as pessoas das atividades físicas. 

O hábito saudável, no entanto, traz benefícios por toda a vida. Em momentos desafiadores como esse, é importante manter o ritmo de treinamento durante o período em casa. Segundo o Dr. Emeka Okorocha, a demora em ganhar massa pode ser um dos fatores que deixam muitas pessoas desanimadas. 

“Ganhar condicionamento demora, mas perdê-lo é muito mais rápido. Ao parar de se exercitar, é preciso muito mais esforço para voltar à forma. Além disso, cultivar hábitos saudáveis é uma das formas de melhorar o sistema imunológico”, explica.

Para ajudar a tornar a prática de exercícios uma rotina durante esse período, o especialista separou algumas dicas que podem ser adotadas quando há pouca motivação para treinar:

Publicidade

Encontre uma nova playlist ou músicas que o façam sentir-se animado: não subestime o poder da música. A música é um intensificador de humor incrível e também pode pressioná-lo mais enquanto você está se exercitando. “Músicas animadas e de ritmo rápido e canções com letras inspiradoras podem realmente ajudar a motivá-lo e colocá-lo com disposição para fazer exercícios. Atualizar sua lista de reprodução com frequência e adicionar novas músicas também pode motivá-lo para o treino”, destaca.

Mantenha seus treinos variados e empolgantes: é realmente fácil entrar na rotina de repetir o mesmo treino indefinidamente, mas isso pode se tornar extremamente tedioso. “Para superar a monotonia, experimente mudar seu regime de exercícios para incluir treinos diferentes, o que não apenas eliminará o tédio, mas manterá seu corpo adivinhando e acelerando os resultados”, explica Okorocha. 

Publicidade

Não pense demais, faça os exercícios no início do dia e da semana, antes que sua mente possa persuadi-lo: um treino curto, como uma corrida ou uma sessão de HIIT de 15 minutos, pode ser uma das melhores maneiras de começar o dia. Não só aumenta a produtividade e libera endorfinas, como também pode impulsionar o metabolismo para o dia seguinte. “Praticar exercícios pela manhã também ajuda a eliminar desculpas; simplesmente levantar e fazer tudo antes de ter tempo de se convencer do contrário é uma ótima maneira de ajustar a forma ao seu dia, não importa o quão ocupado você esteja”, aconselha Okorocha.

Monitore seu condicionamento físico e deixe que suas pequenas vitórias o motivem: definir metas realistas e recompensar a si mesmo por suas pequenas vitórias pode motivá-lo a continuar. “Não há mal nenhum em definir uma grande meta, mas divida-a em metas menores para que você possa comemorar suas conquistas e progresso com frequência”, destaca.

Compita com um amigo ou pessoas em sua casa para adicionar um elemento para motivá-lo: um aspecto subestimado de malhar é ter companhia ao fazê-lo. “Pedir a um amigo para me acompanhar em um treino (virtualmente, é claro) pode ser o impulso que preciso. Os amigos não só podem motivá-lo a trabalhar melhor, com mais empenho e inteligência, mas também podem forçá-lo a entrar na rotina. Os amigos também podem trazer novas ideias, tornar os exercícios mais divertidos e motivá-lo a continuar o bom trabalho”, finaliza Okorocha.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.