Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Idoso de 83 anos volta a estudar para tirar carteira de motorista

Osmundo Caldeira Filho aprendeu a ler e escrever no projeto EJA, em Cariacica; na Grande Vitória, são mais de 500 alunos acima de 60 anos

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7

  • Google News
Folha Vitória
Folha Vitória Reprodção

O aposentado Osmundo Caldeira Filho, de 83 anos, decidiu realizar um sonho que nunca pôde cumprir quando jovem: estudar e tirar carteira de motorista. Ele passou toda a vida na roça com a família e nunca teve oportunidade de estudar. Mas o sonho de dirigir o fez romper barreiras e iniciar a jornada na sala de aula.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!


"Eu morava no interior. Meu pai não deixava a gente aprender porque a nossa vida era só trabalhar na lavoura. Eu não aprendi a ler e escrever. Minhas irmãs também. Todas morreram sem saber o que era a letra 'A'. Hoje, graças a Deus, estou sabendo alguma coisa", relembra, emocionado.

No início foi difícil. Mas agora, ele não pode ver um cartaz que já vai lendo tudo.


Folha Vitória
Folha Vitória Reprodção

Sua professora, Jaqueline da Amorim Cunha, confirma o comprometimento de Filho. "Ele é um aluno esforçado e sabe do que é capaz e o que ele pode alcançar. Apesar de ter 83 anos, ele não desistiu de sonhar", aponta.

Ele é um dos 73 estudantes que fazem parte do projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA), com mais de 60 anos, só em cariacica. São exemplos de que estudar não têm idade.


LEIA TAMBÉM: Saiba como fica situação no Ifes e na Ufes após cortes pelo governo federal

A história de seu Osmundo serve como inspiração de uma realidade desafiadora. "Hoje, nós temos no município, em torno de 10 mil idosos analfabetos. Nosso grande desafio é chegar até essas pessoas", contabiliza o coordenador do EJA em Cariacica, Rinaldo Pevidor.


Entre os maiores municípios da Grande vitória, Vila Velha tem o maior número de idosos matriculados na EJA: são 260. Na capital, são 229 alunos acima de 60 anos. Na Serra são 200.

Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record TV

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.