Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Investir em 2023: educador financeiro Matheus Nogueira revela passos

Com mais de 134 mil seguidores só no Instagram, o expert entrega passo a passo de como começar o ano com o pé direito (e a carteira...

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Se você quer começar a investir, precisa entender sobre o que vai fazer com o dinheiro que quer aplicar. Mas não se assuste com as confusões que existem por aí. "Isso é normal, afinal, são muitos termos e conceitos com os quais as pessoas não estão acostumadas", diz o educador financeiro Matheus Nogueira, que, só no Instagram, tem mais de 134 mil seguidores.

"A corretora é o primeiro passo que alguém tem que se preocupar em seguir para investir, porque ela é uma intermediária entre o investidor e o ativo. Para ter acesso aos investimentos disponíveis no mercado, você precisa abrir uma conta nessa corretora”, afirma. 

Em segundo lugar, uma reserva financeira também é importante. “Depois de abrir a conta na corretora, construir uma reserva de emergência é a primeira coisa a se fazer, pois com os juros compostos trabalhando a seu favor, o investidor fica protegido das dívidas. A reserva também tem função de proteger investimentos de longo prazo, pois caso as ações passem por um período de baixa, você evita vendê-las”, esclarece o educador famoso.

Segundo o especialista, "enriquecer leva tempo" - e esse é outro aspecto a ser observado. "Atalhos para enriquecer, muito provavelmente, vão te fazer perder dinheiro", dispara. 

Publicidade

E explica, concluindo: "Quando compra uma ação, o investidor torna-se sócio de uma empresa, é como se ele fosse dono de uma parte dela, então, se ele escolher empresas que apresentam um lucro consistente e crescente nos últimos anos, a chance do investimento dar errado é mínima”. 

Por fim, Matheus indica outras boas opções de ativos de renda variável que, para ele, são os Fundos Imobiliários (FIIs) e seus equivalentes no exterior - Stocks e REITs. "Mas sempre tendo em mente que aumentar o patrimônio é um processo que leva tempo e necessita de constância”, finaliza.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.