IR 2023: Declaração começa nesta quarta; saiba como evitar os erros mais comuns
Os lotes de restituição estão programados para os dias 31 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro
Folha Vitória|Do R7
*Artigo escrito por Marcel Lima, conselheiro do Comitê de Finanças do IBEF-ES
A partir desta quarta (15), tem início o prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda 2023 à Receita Federal. De acordo com a Receita, a expectativa é que até 39,5 milhões de declarações sejam entregues, o que representa um aumento de 8,8% em relação ao ano anterior.
Este ano, há novidades, como a possibilidade de utilizar a declaração pré-preenchida logo no início do prazo de entrega, o que minimiza erros e oferece mais comodidade. Porém, todas essas melhorias podem não ser suficientes caso o contribuinte cometa alguns deslizes ao longo do processo.
Portanto, é importante ficar atento para evitar problemas com o leão se você estiver enquadrado em um dos casos obrigatórios para envio de declaração, como rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022, rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte que ultrapassem R$ 40.000, entre outros.
Para evitar os principais erros, é importante não deixar de informar ou declarar apenas parte dos rendimentos, conferir as informações relacionadas às despesas médicas e ficar atento a divergências em valores de retenção na fonte.
No que diz respeito à restituição, os primeiros lotes geralmente priorizam contribuintes com necessidades especiais. Entretanto, caso haja disponibilidade financeira no Tesouro Nacional, outros contribuintes podem ser incluídos no primeiro lote, como aqueles que enviaram a declaração no início do prazo sem erros ou omissões, os que utilizaram a opção de declaração pré-preenchida ou os que habilitaram o recebimento de restituição via PIX.
Os lotes de restituição estão programados para os dias 31 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro.