Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça decreta prisão preventiva de suspeito de matar cinco pessoas em Vila Velha

Conversão da prisão do suspeito, que havia sido preso em flagrante na última segunda-feira (18), foi decretada pela justiça durante a audiência de custódia

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A Justiça decretou a prisão preventiva de Saulo da Silva Abner, de 25 anos, suspeito de assassinar cinco pessoas e deixar outras quatro feridas, no último sábado (16), no bairro Darly Santos, em Vila Velha. Ele está preso no Centro de Triagem de Viana.

A conversão da prisão do suspeito, que havia sido preso em flagrante na última segunda-feira (18), foi decretada pela juíza Raquel de Almeida Valinho, durante audiência de custódia, realizada nesta terça-feira (19).

No entanto, em sua decisão, a magistrada destacou que a decretação da prisão preventiva de Saulo se deu somente pelo crime de posse de arma de fogo. Isso porque a juíza entendeu que, pelo tempo decorrido desde o crime até a prisão do suspeito, já não se aplicava mais a prisão em flagrante.

"Primeiramente, relaxo a prisão em flagrante no que tange ao crime de homicídio, em razão do tempo decorrido. Mas em relação ao art. 12, caput da Lei 10.826/03 (posse ilegal de arma) homologo a prisão em flagrante e delito", escreveu a magistrada.

Publicidade

A juíza ressaltou ainda que o relaxamento da prisão em relação ao crime de homicídio foi requerida inclusive pelo Ministério Público Estadual (MPES).

O suspeito já tem passagens pela Justiça por crimes como violência doméstica — na forma da Lei Maria da Penha —, porte ilegal de armas, receptação, entre outros. Além disso, ele já foi preso em outubro de 2018.

Publicidade

Diante disso, a juíza considerou "temerária" a liberdade do autuado e que, nessa situação, a prisão preventiva torna-se oportuna.

"Este em liberdade poderá voltar a cometer atos da mesma natureza e intimidar testemunhas, destacando a extrema gravidade dos fatos, bem como registros criminais do autuado", frisou.

Publicidade

Crime foi motivado por disputa por terreno

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, para dar mais detalhes sobre o caso, o titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, delegado Tarik Halabi Souki, contou que Saulo admitiu que a motivação do crime seria uma disputa por um terreno na região.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Segundo o delegado, o homem alegou que teve o lote invadido e resolveu se vingar quando viu pessoas se divertindo em um churrasco, realizado no terreno que ele alegava ser dele.

O delegado afirmou ainda que, após o crime, o suspeito deixou o local tranquilo, sem remorso. Inclusive, registrou um boletim de ocorrência online falso, dizendo que havia sido sequestrado por três homens, com a intenção de enganar a polícia

Saulo foi preso na tarde de segunda-feira, no bairro Primeiro de Maio, em Vila Velha. Com ele, foi encontrada uma espingarda. De acordo com informações dos policiais que realizaram a prisão, o rapaz estava escondido dentro de um guarda-roupa de uma casa.

Ainda segundo a polícia, Saulo confessou ser o autor do crime, que deixou cinco pessoas mortas e quatro feridas, e assustou os capixabas no último sábado. 

Durante o depoimento, o suspeito disse que o local do churrasco era estreito e quando disparou, os alvos se mexeram. Por causa disso, segundo ele, outras pessoas acabaram atingidas. 

As vítimas que morreram foram: Elaine Cristina Machado, 49 anos; Felipe dos Santos, 31 anos; Claudionor Liberato, 59 anos; José Quirino Filho, 59 anos; e José Roberto, 54 anos. Os sobreviventes não terão seus nomes divulgados.

Saulo foi autuado por cinco homicídios e quatro tentativas de homicídio, além de porte de arma e falsa comunicação de crime. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.