Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 37 mil estudantes podem ter cartão do Transcol bloqueado por falta de cadastro

Prazo para cadastro e recadastramento vai até o dia 1º de julho de 2021, só que mais 90% dos alunos ainda não fizeram; quem realizou precisa acompanhar sistema para saber se foi aprovado

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Na Grande Vitória, mais de 37 mil alunos que são beneficiados com os cartões Transcol nas modalidades Escolar, Escolar Gratuito e Escolar Gratuito com Comprovação de Renda, precisam realizar o recadastramento para não terem os cartões bloqueados. O prazo vai até o dia 1º de julho de 2021.

Mais de 90% dos recadastros ainda não foram realizados. No total, apenas 3.730 alunos fizeram o procedimento. Destes, 1.902 ainda estão pendentes. A expectativa do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) é receber 40,8 mil recadastros, mas a maioria não acessou o sistema para fazer a renovação.

Cadastro e recadastro é 100% digital

O processo de cadastro e recadastro do CartãoGV escolar é 100% digital. Basta o aluno acessar o site do GVBus, www.gvbus.org.br, clicar em “estudantes”, “cadastro ou recadastro”, escolher a categoria do cartão e informar se já é ou não cadastrado no GVBus.

Publicidade

É necessário preencher o formulário, que deverá ser assinado e carimbado pela instituição de ensino. No caso do cadastro, ainda é preciso selecionar em qual posto do GVBus irá retirar o cartão.

Posteriormente, com o formulário assinado, o aluno deverá digitalizar toda a documentação obrigatória, e acessar novamente o site do GVBus e dentro da sua categoria selecionar o botão “enviar arquivos digitalizados” para, em seguida, inserir o número do protocolo e anexar a documentação obrigatória.

Publicidade

Para acompanhar a situação cadastral, o aluno deverá acessar o site novamente, selecionar o botão “consultar status de aprovação do cadastro” e inserir o número do protocolo. O aluno receberá a informação se o cadastro foi aprovado, se está pendente ou foi negado. Em todas as situações, o sistema informará quais orientações o aluno deverá seguir para concluir o seu processo de cadastramento.

Pendências no cadastro também devem ser regularizadas:

Publicidade

Os estudantes que realizaram o cadastro para obter o CartãoGV do tipo Escolar também devem consultar a situação junto ao GVBus. É que dos 6.333 alunos que efetuaram o procedimento, 1.531 estão com pendências e, por isso, não tiveram o cadastro aprovado. Outros 342 alunos tiveram o cadastro/recadastro negados.

Tanto os estudantes de graduação quanto de pós-graduação, e nas categorias escolar, gratuito e gratuito com comprovação de renda, estão enquadrados nesses pré-requisitos para se cadastrar ou recadastrar, ou para fazer a recarga do CartãoGV.

As pendências incluem divergências no preenchimento do formulário, falta de documentação e documentação ilegível. 

Para os estudantes que estão pendentes, o GVBus enviará e-mail para alertar da necessidade de acessar o sistema e acompanhar o status do cadastramento/recadastramento, a fim de que regularizem a situação.

Quem deve fazer o recadastro

A renovação dos cadastros deve ser realizada todo início de ano ou período letivo, de acordo com a categoria em que o aluno está cadastrado e com o grau de ensino em que ele está matriculado. O procedimento é indispensável para o uso e compra de créditos dos CartõesGV do tipo Escolar.

Prorrogação do prazo

No início deste ano, a Ceturb-ES prorrogou o prazo de validade dos CartõesGV do tipo Escolar até o dia 01 de julho, a fim de resguardar o direito dos estudantes e evitar aglomerações nos postos de atendimento, como medida de segurança no combate ao coronavírus. Entretanto, com o número elevado de abstenções, a preocupação é que os estudantes se esqueçam de acessar o sistema e tenham os cartões bloqueados. 

Para o aluno se recadastrar e realizar a compra de novos créditos, a instituição de ensino precisa estar regularizada junto ao GVBus e o período de aulas já deve ter começado. 

Quando as escolas se cadastram junto ao GVBus, elas informam o calendário letivo da instituição, incluindo as datas de início e fim das aulas, bem como dados sobre os alunos matriculados com direito à gratuidade. Essas informações são usadas pelo GVBus na hora de realizar o cadastro e o recadastro, e a liberação de compra de créditos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.