Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Máscara N95 pode ser reutilizada? Veja os cuidados

Tentar higienizar as máscaras com álcool líquido ou qualquer outro produto de limpeza, como água sanitária ou desinfetante, irá danificar o produto

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Devido ao grande número de casos da variante Ômicron, as máscaras N95 (PFF2 no Brasil) ou KN95 estão entre as mais indicadas para a prevenção da Covid-19. Mas, com isso, algumas pessoas podem ter dúvidas de como utilizá-la, já que o valor das unidades é mais alto. O produto pode ser reutilizado? 

O doutor em epidemiologia, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e comentarista da rádio Pan News Vitória, Daniel Gomes, explica que sim. É possível reutilizar as máscaras N95 (PFF2 no Brasil) ou KN95, desde que sejam tomados alguns cuidados. 

"O primeiro cuidado é que a pessoa use a máscara e a deixe 'descansar' no varal, onde haja luz solar direta por, no mínimo, 24 horas. Após esse período, é possível reutilizá-la. Porém, em nenhuma hipótese, podemos usar produtos para limpar o objeto", afirma ele.

O especialista explica que tentar higienizar as máscaras com álcool líquido ou qualquer outro produto de limpeza, como água sanitária ou desinfetante, irá danificá-las. 

Publicidade

"A PFF2 tem porosidade e tentar limpá-la com algum produto abrasivo vai estragá-la, fazendo com que perca a sua capacidade de atuação, ou seja, de proteção".

Retenção de partículas

Publicidade

Daniel Gomes lembra que o ideal seria que as máscaras N95 (PFF2 no Brasil) ou KN95 também fossem descartadas após seu único uso, mas, devido a seu alto custo, é muito importante levar em conta esses cuidados para que a sua ação seja eficaz. 

"Esses modelos são os ideais, pois possuem uma grande capacidade de retenção de partículas e proteção ao coronavírus. Se estiverem danificadas, não irão oferecer proteção", reafirma ele.

Publicidade

Para adquirir o produto é possível comprá-lo em farmácias e lojas de material de construção. Também é possível adquirir na internet. 

Em uma rápida pesquisa na internet, Na tarde desta sexta-feira (14), em alguns sites era possível encontrar um kit com 10 máscaras por R$ 22,00. Mas, também havia kits com com 50 unidades que custavam R$ 33,29.

Dose dupla

Para quem não conseguir adquirir as máscaras N95 (PFF2 no Brasil) ou KN95, o doutor em epidemiologia, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e comentarista da rádio Pan News Vitória recomenda que sejam utilizadas duas máscaras cirúrgicas (daquelas encontradas em farmácias) ou uma de pano e uma cirúrgica sobrepostas. 

Para o infectologista Alexandre Rodrigues da Silva, levando em conta a gravidade da variante Ômicron, as máscaras PFF2 (N95) são as melhores opções, pois oferecem maior segurança quanto à contaminação. As PFF2 têm, por exemplo, poder de filtragem, o que as máscaras de pano não têm.

A sigla PFF significa peça facial filtrante. No país existem três tipos: PFF1, PFF2 e PFF3. As máscaras desse tipo são uma peça facial constituída parcial ou totalmente de material filtrante que cobre o nariz, a boca e o queixo. Necessariamente, uma PFF deve possuir pelo menos uma camada de filtro.

Se não for possível comprá-las, Alexandre Rodrigues da Silva aconselha a compra de máscaras cirúrgicas descartáveis.

"Estes modelos são os ideais, devido `à maior proteção que oferecem. Porém, devido ao alto custo, nem todas as pessoas têm como adquiri-las. Neste caso, a segunda alternativa são as máscaras cirúrgicas descartáveis. O que as pessoas precisam entender é que a melhor máscara é a que está no rosto e não no pescoço ou na mão. Se não é possível comprar a N95 ou a cirúrgica, use a de pano. Não é a ideal, mas ninguém pode ficar sem proteção", disse ele.

>> Saiba qual é a melhor máscara para se proteger da Ômicron <<

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.