Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moradores relatam insegurança em parques na Grande Vitória

No mês de maio, duas ocorrências foram registradas no Parque Barreiros, na Capital capixaba, e no Parque da Cidade, em Valparaíso,...

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Ar puro, ambiente bucólico, vento no rosto e bem-estar. Para quem procura um momento de lazer aos fins de semana, os parques são sempre uma boa pedida para relaxar e aproveitar o tempo livre. Mas moradores relatam insegurança: em maio, duas ocorrências foram registradas no Parque Barreiros, em São Cristóvão, em Vitória; e no Parque da Cidade, em Valparaíso, na Serra.

O militar Eduardo Souza é frequentador assíduo do Parque Barreiros, aproveitando as primeiras horas da manhã para fazer exercícios. 

"Venho fazer musculação aqui, moro perto também. Estou sempre aqui, venho com as crianças", disse.

Ele afirma que a segurança é boa, mas a opinião dele, no entanto, não é compartilhada por outros moradores de Vitória. Muitos se dizem inseguros e até assustados em frequentar os parques da Capital. 

Publicidade

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em maio, uma dupla de criminosos causou transtornos no Parque Barreiros. Na ocasião, a Polícia Militar foi acionada para apurar um tiroteio que acontecia no local. Ao chegarem, dois homens foram avistados. No momento da abordagem, um deles conseguiu fugir. O segundo, um menor de 16 anos, foi apreendido e com ele foram encontrados drogas e dinheiro. 

Publicidade

Para a aposentada Maria das Graças, o ideal seria que a polícia realizasse patrulhamentos periódicos no local. "Seria bom que a Guarda passasse aqui de vez em quando, a polícia também".

O município afirma que medidas são tomadas para garantir a tranquilidade dos frequentadores. O secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni, relata que os 19 parques da Capital contam com reforços de equipes de segurança, dentre eles, o acompanhamento por videomonitoramento. 

Publicidade

"Nosso direcionamento tem sido a aproximação da Guarda Municipal junto aos parques e praças. Então, o que estamos fazendo é aumentar o patrulhamento nestes locais, investindo em tecnologia também para que a gente possa monitorar a distância, e a inteligência atuando em conjunto. São as ações que a gente espera conseguir um resultado melhor", disse.

Ocorrências na Serra

Além da Capital, a Serra também chamou atenção no início desta semana, no Parque da Cidade, no bairro Valparaíso, quando dois homens invadiram o local durante a noite.

O parque já estava fechado na última segunda-feira (15) e eles desobedeceram a ordem do vigilante para sair, além de ameaçá-lo. O vigilante revidou com 12 tiros. Os suspeitos fugiram pela mata que fica ao lado do parque. 

Por meio de nota, a Prefeitura da Serra informou que guardas patrimoniais e vigilantes armados estão distribuídos nos parques para efetuar a segurança preventiva. Em alguns pontos, há câmeras de videomonitoramento.

Já a Polícia Militar informou que atua no entorno dos parques realizando ronda e abordagens, quando necessárias. Também afirmou que só age dentro destes espaços quando é acionada.

Leia Também: Delegada traça perfil de acusado de matar namorada no Centro: "Misógino e machista"

*Com informações da repórter Keila Lopes, da TV Vitória/Record TV 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.