Folha Vitória OMS recomenda uso de máscaras nos encontros familiares do Natal

OMS recomenda uso de máscaras nos encontros familiares do Natal

A recomendação partiu do escritório regional da Europa, que teme o surgimento de uma terceira onda de covid-19 nos primeiros meses de 2021

Folha Vitória
Foto: Reprodução/Pexels
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Nesta quarta-feira (16) o Escritório Regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou uma recomendação de segurança para as festividades de fim de ano. A organização recomenda que o uso das máscaras de proteção seja mantido mesmo em encontros familiares para que seja evitado o risco de uma possível terceira onda de contaminação pela covid-19 nos primeiros meses do próximo ano.

"Os encontros deveriam ser em espaços externos, se for possível, e os participantes devem utilizar máscaras e manter distanciamento físico. Em espaços internos, deve-se limitar o tamanho do grupo e garantir uma boa ventilação, para reduzir o risco de exposição", indicou o comunicado.

Em nota, a OMS Europa, afirmou que reuniões familiares em espaços fechados podem trazer perigos devido a presença de pessoas de locais distantes e que talvez não tenham adotado as medidas de proteção durante a pandemia.

"Pode parecer incômodo usar máscaras e praticar a distância física com amigos e família, mas fazer isso contribui de forma significativa para que cada um fique seguro e saudável", aponta o comunicado.

Além disso, a OMS Europa, recomenda que aglomerações seja evitadas durante o transporte para a ida e para o retorno das festas. E também pediu que o deslocamento de pessoas fosse reduzido em países que se encontram em ampla transmissão do vírus

A subdivisão da Organização Mundial também indicou que as celebrações religiosas aconteçam em ambientes abertos, ao ar livre e com a limitação de público. Além da adoção das medidas de distanciamento, higienização e uso de máscaras independente da situação epidemiológica da região que será realizado o evento.

* Com informações do Portal R7

Últimas