Folha Vitória Pico de energia causa lançamento de esgoto em praia de Vitória

Pico de energia causa lançamento de esgoto em praia de Vitória

Poluição na Praia da Guarderia fez com que a Prefeitura de Vitória cobrasse esclarecimentos da Cesan

Folha Vitória
Foto: Diego Alves/Prefeitura de Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Um pico de energia causou  despejo de esgoto no mar da Praia de Guarderia, em Vitória, na última terça-feira (21). Por conta da poluição, a prefeitura cobrou esclarecimentos da Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan), dando à concessionária prazo de cinco dias para que se manifestasse. 

A companhia admitiu, nesta quinta-feira (23), que o despejo aconteceu depois do desarme do sistema de proteção elétrica na elevatória da Praia do Canto, usada para interceptar o esgoto lançado de forma irregular por imóveis no bairro. 

Ainda segundo a concessionária, o equipamento foi religado e funciona normalmente. A quantidade de esgoto lançada ao mar, no entanto, não foi informada. 

"Na manhã da terça-feira (21), a elevatória do bairro Praia do Canto, que intercepta o esgoto lançado por imóveis de forma irregular na rede de drenagem pluvial e bombeia para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mulembá, sofreu um pico de energia que desarmou o sistema de proteção elétrica". 

A Cesan afirma ainda que a região em torno da praia afetada conta com rede de tratamento e coleta de esgoto, mas que há imóveis não conectados a rede, o que causa transtornos e prejuízos ambientais.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A Prefeitura de Vitória ainda não informou como procederá após informação divulgada pela Cesan. Por nota, afirmou apenas que foi lavrado auto de constatação e solicitado à Cesan explicações sobre a origem e a composição do escoamento de efluente em direção à praia. 

A prefeitura afirmou ainda que após a manifestação da concessionária, pode tomar as previdências cabíveis e autuar a Cesan.

Últimas