Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeira vacina contra o coronavírus desenvolvida inteiramente no Brasil avança

A imunizante está sendo testada por um antígeno composto pelas proteínas S do SARS-Cov2 (covid-19)junto com 9 imunogênicos capazes de provocar uma resposta imunológica para produção de anticorpos de combate ao vírus

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Com nome de Versamune-CoV-2FC, a vacina que visa prevenir a infecção por covid-19, desenvolvida inteiramente por uma empresa brasileira de biotecnologia (Farmacore), em parceria com a PDS Biotechnology Corporation, ganha apoio financeiro e está prestes a receber aprovação para financiamento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para acelerar o desenvolvimento dos testes necessários para habilitação da imunizante perante a Anvisa.

A vacina é a combinação de uma proteína SARS-CoV-2 recombinante, a uma tecnologia patenteada para a ativação das células T. De acordo com a Farmacore a junção das tecnologias é um caminho novo, extremamente promissor, para uma vacina de efeito duplo e seguro no combate ao coronavírus. "A tecnologia de produção da vacina é de fácil escalonamento, o que possibilitará sua fabricação em território brasileiro e licenciamento aos demais países”, explica Helena Faccioli, CEO da desenvolvedora. 

Imunizante 

O Projeto prevê a produção e teste de um antígeno composto pelas proteínas S do SARS-Cov2 (Covid 19) juntamente com nove imunogênicos capazes de provocar uma resposta imunológica para produção de anticorpos de combate ao coronavírus. A seleção destas regiões imunogênicas foi realizada por análise bioinformática para maximizar o carregamento no sistema de defesa humano e ativação dos linfócitos T (especificamente os linfócitos CD4+ e CD8+, que são os guerreiros de frente no reconhecimento do vírus e combate aos mesmos).

"Esta é uma inovação importante para diferenciar esta vacina daquelas que estão sendo testadas mundo afora, pois ao mesmo tempo em que induz a produção de anticorpos pelo mecanismo do antígeno da proteína do vírus - imunidade adaptativa - também reforça sobremaneira a resposta imunológica diretamente no sistema de defesa celular (defesa inata)", diz Helena.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.