Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Riguel Chieppe: “O bom líder sempre ouve sua equipe”

Hoje, ele é o responsável pelas concessionárias do grupo presentes nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Mineiro de nascimento e capixaba por adoção, Riguel Chieppe é apaixonado por realizar. Formado em Administração de Empresas com especialização pela Northwestern Kellogg, nos Estados Unidos, ele faz parte da segunda geração da família que fundou o Grupo Águia Branca. Iniciou suas atividades no grupo em 1984, como auxiliar administrativo no Departamento de Recursos Humanos. Hoje, é o responsável pelas concessionárias do grupo presentes nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Que competências são essenciais em um verdadeiro líder?

O bom líder é aquele que abre espaço para os liderados opinarem, que cria ambientes participativos e conduz para uma convergência objetiva de ações voltadas para metas e resultados.

Que caminhos aquele que anseia ocupar um cargo de liderança deve trilhar?

Publicidade

Existem várias características que formam um bom líder. O bom líder precisa estar capacitado para saber o que está falando, precisa estudar e se preparar para conduzir uma organização. Mas nada disso adianta se ele não souber ouvir seus liderados e pares, filtrar as informações e transformar tudo isso em resultado.

Qual é o papel de um líder para o sucesso de uma organização?

Publicidade

Acredito na liderança pelo exemplo e na liderança que abre espaços para seus liderados participarem. O bom líder sempre ouve sua equipe, pondera e conduz para a busca das melhores soluções.

Que características o levaram a ser reconhecido como um grande líder em seu segmento?

Publicidade

Aprendi com os japoneses o conceito do Kaizen, que significa “mudança para melhor”. É a filosofia de melhoria contínua na vida, seja pessoal, familiar, social ou profissional. O que torna um líder melhor é a sua vontade de fazer melhor a cada dia, de acordar hoje com vontade de fazer melhor do que ontem e nunca se acomodar com o sucesso. Acho que isso pode ter levado a esse resultado.

O que lhe inspira, não só enquanto líder, mas também na vida pessoal?

Minha maior inspiração é o meu pai, Aylmer Chieppe. Mas aprendo todos os dias e admiro meus líderes Nilton Chieppe e Décio Chieppe, ex e atual presidentes do Grupo Águia Branca.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.