Robô projetado por estudantes revoluciona equipamentos espaciais
Na gravidade da Lua, por exemplo, o robô pode alcançar até 1,3 metros de altura em cada salto
Folha Vitória|Do R7
Um grupo de estudantes suíços ETH Zurique desenvolveram robô SpaceBok com foco na exploração espacial. O equipamento tem a capacidade realizar sucessivos saltos para se locomover em ambiente onde a gravidade permite flutuar.
O principal diferencial do projeto é a capacidade que o SpaceBok tem de se estabilizar antes de tocar o solo para evitar quedas.
Os testes realizados pela ESA, Agência Espacial Europeia, mostram que os softwares e os algoritmos conseguem fazer a máquina se locomover com mais eficiência do que por um passo a trás de outro.
"Uma vez que o SpaceBok sai do chão, precisa se estabilizar para descer novamente com segurança. Ele se comportando basicamente como uma mini-espaçonave”, diz o membro da equipe Alexander Dietsche.
Na gravidade da Lua, por exemplo, o robô pode alcançar até 1,3 metros de altura em cada salto. Quanto menor foi a gravidade do planeta ou do asteroide em que o SpaceBok estiver, mais tempo ficará no ar antes de tocar o solo.
Os suíços se preocuparam também com a economia energética em cada salto. As molas instaladas nas quatro pernas do SpaceBok permitem armazenar energia que é utilizada para lançar o robô para cima.
No Twitter a ESA postou um teste do sistema de salto e aterrisagem realizado por engenheiros do projeto ao lançar o robô de um lado para o outro em uma sala.
O piso especial e e a posição lateral em que o robô foi permite simular um ambiente de menor gravidade em duas dimensões.