Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sebrae dá dicas para quem deseja empreender em 2021

Mesmo com a pandemia, a expectativa é que muitas novas micro e pequenas empresas possam surgir neste ano

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Novo ano, novas metas. Muitos pensam dessa forma, e já começaram 2021 querendo realizar o sonho de ser dono do seu próprio negócio. Apesar de 2020 ter sido muito difícil, sendo um ano em que pessoas do mundo inteiro tiveram que adiar seus sonhos por causa da pandemia da covid-19, 2021 aponta uma possibilidade de recomeço. 

Mesmo com a pandemia, a expectativa é que muitas novas micro e pequenas empresas possam surgir em 2021, tendo em vista que o empreendedorismo é uma das alternativas encontradas como fonte de trabalho e renda em momentos de crise.

Durante o ano passado, mesmo com todas as adversidades, o país registrou aumento no número de novos negócios. Foram 84 mil novas formalizações realizadas em 2020, quando comparado com 2019. E, somente o Espírito Santo, chegou à marca de 68.813 mil novos empreendedores, com quase 8 mil a mais que no ano anterior.

“Vimos muitas pessoas apostarem no empreendedorismo como alternativa de renda, principalmente nos períodos mais críticos da pandemia, quando o número de desemprego aumentou. O Microempreendedor Individual (MEI) se tornou uma boa alternativa de formalização de atividades para as pessoas que optaram por empreender, em especial para aquelas que começaram a empreender por necessidade. Mas é importante destacar que para empreender não basta apenas ter vontade, e alguma habilidade, é preciso buscar por boa formação e capacitação. É preciso também estudar, conhecer e buscar por informações corretas que possam amparar as decisões do empreendedor, para que essas sejam feitas com base na ciência, e não no achismo. Quanto mais empreendedores estiverem capacitados, maior o potencial do empreendedorismo para contribuir com o desenvolvimento econômico, em especial na geração de ocupação, emprego e renda”, destaca o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato.

Publicidade

Online

Um caminho encontrado por muitos desses novos negócios, e também para os que já estavam no mercado, foi a inclusão das vendas pela internet. Se antes da pandemia apenas 42% usavam de plataformas online e redes sociais para potencializar as vendas, no final de 2020, aproximadamente 80% dos empreendedores já tinham adotado os aplicativos como meio de venda.

Publicidade

“Adotar o meio online acaba sendo primordial para quem deseja iniciar seu caminho no empreendedorismo. Cada vez mais as pessoas estão comprando pela internet. Na hora de abrir o negócio, será crucial ter um planejamento estratégico do negócio que contemple um plano de marketing com destaque especial para a atuação no marketing digital”, reforça Rafael Botelho, analista do Sebrae/ES.

Opções

Publicidade

O Sebrae ainda disponibiliza, por meio do canal “Ideias de Negócios (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias), mais de 400 ideias de negócios, com conteúdo voltado para quem planeja abrir uma Micro ou Pequena Empresa (MPE) ou tornar-se um Microempreendedor Individual (MEI), neste ano. São sugestões que ajudam e apoiam os potenciais empresários.

Nesse canal, dentro do Portal Sebrae, foram identificados 26 negócios que são mais pesquisados na página. Entre eles estão: distribuidora de bebidas, pet shop, escritório de consultoria, frete e transporte de pequenas cargas, loja de produtos naturais, centro de estética, loja de cosméticos e perfumaria, hamburgueria, produção de alimentos congelados, além de padaria e fornecedor de refeições em marmita.

Para Botelho, esses negócios mais procurados, no site, apontam ainda um caminho possível de investimentos para 2021, visto que são áreas que sofreram menos impactos da pandemia provocada pela Covid-19. “Esses setores, no geral, conseguiram manter certa regularidade, em 2020, tanto por serem serviços com mais facilidade para atender às demandas online, com entrega residencial, como alimentos e bebidas; quanto pela possibilidade de ser um trabalho remoto, a exemplo do escritório de consultoria”, explicou.

Quem sabe uma dessas sugestões não pode te ajudar a realizar o seu sonho? Esse site traz conteúdos especiais para o futuro empreendedor, que pode facilmente encontrar diversas informações organizadas por tópicos, como: visão geral do mercado, estrutura necessária, dicas, investimentos e custos, equipamentos, pessoal, exigências legais e específicas, localização, entre outras.

Mais dicas

Outro site que também pode ajudar a quem deseja abrir um negócio próprio, em 2021, é do Sebrae/ES (confira aqui: https://cutt.ly/kjRP5Q5), que traz um espaço especial, destinado para apresentar algumas ideias aos futuros empreendedores. Trata-se de um material informativo, cujos dados são extraídos de publicações técnicas.

O Oportunidades de Negócios não tem a pretensão de ser um guia para a implementação dos respectivos negócios, mas é uma boa apresentação de um panorama da atividade ao futuro empresário, que depois precisará desenvolver um estudo mais detalhado e específico para a implementação de sua empresa.

Mulheres

O melhor é que o sonho de abrir o próprio negócio pode ser tanto para homens quanto para mulheres. E no Espírito Santo essa questão é ainda mais visível: 47,8% dos novos negócios, abertos em 2020, são geridos por uma mulher.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.