Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretária de Saúde de Vila Valério e diretor de PA são detidos por crime ambiental

Lixo hospitalar foi encontrado numa sala do Pronto Atendimento da cidade, que fica na região Noroeste do Espírito Santo

Folha Vitória|

A secretária de Saúde de Vila Valério, Katiucy Tetzner Muller, e o diretor do Pronto Atendimento da cidade, Euclides Pansini, foram detidos por crime ambiental. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Eles foram detidos em flagrante na última quinta-feira (15), pelo acúmulo de lixo hospitalar e infectante em uma sala da unidade de saúde do município que fica na região Noroeste do Espírito Santo. 

A condução dos dois para a delegacia é resultado de uma investigação do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) que investiga a coleta e a destinação de lixo hospitalar na cidade. Pagaram uma fiança no valor de R$ 2 mil e responderão ao processo em liberdade.

Publicidade
Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

De acordo com funcionários do PA, o lixo hospitalar produzido era acumulado naquele local há mais de três meses. Também eram levados para essa sala o lixo produzido em farmácias e laboratórios do município. A situação se repete, segundo os funcionários, desde que houve a suspensão do serviço de coleta de lixo hospitalar.

LEIA TAMBÉM: Ensino médio do ES tem terceira melhor nota do Ideb, mas cai três posições em ranking nacional

Publicidade

O promotor de Justiça Carlos Eduardo Rocha Barbosa foi ao PA e constatou o acúmulo de sacos de lixo com seringas usadas, curativos, luvas e gases sujos de sangue e, com testemunhas, deu voz de prisão para o diretor da unidade e para a secretária. 

“A sujeira e o mau-cheiro no local eram impressionantes. Em junho, oficiamos o prefeito de Vila Valério para que informasse a situação da coleta e destinação de lixo hospitalar. A resposta foi que havia uma empresa contratada para a realização do serviço. No entanto, o que encontramos nesse PA demonstra claramente que a informação encaminhada não procede”, relatou.

Publicidade

Outro lado: veja na íntegra o que diz a prefeitura

Por meio de nota, a Prefeitura de Vila Valério esclareceu que a secretária de saúde já havia tomado todas as medidas cabíveis para sanar o problema e que ela já havia informado o gabinete do prefeito dos fatos noticiados.

Também afirmou que o prefeito Davi Ramos tinha ciência do problema e que, a situação já estava solucionada por meio da empresa que viria fazer o serviço de remoção dos resíduos hospitalares. A empresa já havia assumido o compromisso de retirar os dejetos nesta quinta (15) e sexta-feira (16).

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A nota segue dizendo "que a condução coercitiva dos funcionários foram desnecessárias, pois o local onde estavam armazenados os resídios, era segura, estava com a porta lacrada e que de forma maliciosa abriram a porta que da acesso ao local e fizeram filmagens e fotos com intuito de prejudicar a gestão do atual prefeito, que os recipientes onde estavam os dejetos eram apropriados e seguros, não oferecendo risco ambientais e muito menos riscos para a saúde pública". 

Finaliza dizendo que o lixo foi retirado nesta sexta-feira (16). 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.