Folha Vitória Segunda edição dos Jogos Estudantis terá nova modalidade e mudanças nas categorias

Segunda edição dos Jogos Estudantis terá nova modalidade e mudanças nas categorias

Neste ano, o evento conta com uma nova modalidade e também com mudanças nas categorias dos alunos-atletas que participarão dos Jogos

Neste ano, o evento conta com uma nova modalidade e também com mudanças nas categorias dos alunos-atletas que participarão dos Jogos

Foto: Everton Nunes
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Os Jogos Estudantis 2019 estão recheados de novidades. Segundo a organização do evento, neste ano, o evento vai contar com uma nova modalidade e também com mudanças nas categorias dos alunos-atletas que participarão das disputas. A abertura dos Jogos acontece no dia 9 de setembro.

Segundo Vinícius Andrade, um dos organizadores do evento, os Jogos Estudantis agora contam com natação e categorias sub 14 e sub 17. Ele explica que a mudança nas categorias, que antes eram sub 13 e sub 16, foi um pedido das escolas participantes no ano anterior.

"Tivemos um ajuste na faixa etária do pessoal. No ano passado, trabalhamos com as categorias sub 13 e sub 16, e agora trabalharemos com sub 14 e sub 17, que é um formato tradicional utilizado em competições. A mudança foi feita após um pedido das próprias escolas que competiram no ano passado. Com isso, esperamos um número maior de inscritos, tendo em vista que agora atingimos também o público de alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio", afirma.

Outra novidade é a data de realização do evento. No ano anterior, os Jogos foram realizados em novembro. "Passamos a data para setembro deixando de conflitar com calendário de provas anuais finais e até mesmo com o Enem. Com isso, também esperamos que haja uma maior participação de escolas", comenta Andrade.

Jogos Estudantis

A segunda edição dos Jogos Estudantis é organizado Rede Vitória, por meio da Jovem Pan Vitória; pelo Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi-ES) e pela Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade). O projeto visa fazer parte do calendários das escolas, envolver atletas e aumentar o número de alunos participantes.

> Siga os Jogos Estudantis nas redes sociais!

A cobertura completa do evento será realizada pela Rede Vitória, com transmissões ao vivo pelo jornal online Folha Vitória e cobertura dos jogos e dos bastidores das competições pelo jornalismo da TV Vitória e rádio Jovem Pan Vitória.

Inscrições

As inscrições para os Jogos Estudantis 2019 começam no dia 25 de maio e seguem até 28 de junho. As instituições escolares interessadas em participar do evento vão se inscrever através do hotsite oficial da competição. Além das escolas da Grande Vitória, estudantes de diversos municípios do interior do Estado também podem participar da disputa.

Modalidades

Com categorias sub-14 e sub-17, tanto masculina como feminina, os atletas vão competir em sete modalidades: futsal; futebol society; basquete; vôlei; tênis de mesa; handebol e natação (faixa etária será de 07 a 12 anos).

Edição passada

Em 2018, a primeira edição dos Jogos Estudantis contou com 20 escolas participantes, de norte a sul do Espírito Santo. Foram mais de 1.100 alunos envolvidos diretamente nas disputas de seis modalidades: futsal, handebol, futebol society, vôlei de quadra, basquete e tênis de mesa.

> Relembre a cobertura completa do Jogos Estudantis 2018!

As finais de basquete e futsal, nas categorias sub-13 e sub-16 (masculino e feminino), foram transmitidas ao vivo pelo hotsite oficial dos Jogos Estudantis. Foram mais de cinco horas no ar, trazendo detalhes das partidas, entrevistas com os atletas, professores, personalidades, autoridades, além dos bastidores do que aconteceu em volta das partidas. A equipe foi formada pelo narrador Redney Moreira, pela comentarista Ana Carolini Mota e pelo repórter Breno Ribeiro.

Redes Sociais

Nas redes sociais, você pode acompanhar conteúdos exclusivos, participar de sorteio de brindes e acompanhar todas as informações e novidades ao longo do período de disputa dos Jogos.

No Facebook, basta dar um like na página facebook.com/jogosestudantises para receber as notícias em primeira mão, conhecer os bastidores dos Jogos e participar de sorteio.

No Instagram, siga o @jogosestudantis e acompanhe todas as informações das disputas.