Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Steam Deck o portátil da Valve que chega em 2022

Equipamento promete ser um "PC de mão" capaz de rodar qualquer game da imensa biblioteca do Steam

Folha Vitória|

Anteriormente anunciado para estrear em 2021 o portátil da Valve promete chegar com configuração robusta e rodando bem os jogos da biblioteca do Steam.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Certamente essa é uma boa vantagem, sendo o Steam a maior e mais famosa loja digital de games do mundo, certamente uma grande quantidade de potenciais compradores teria uma boa lista de games a disposição assim que assumisse o comando do dispositivo.

Dessa vez, a equipe da Folha Vitória reuniu as informações disponíveis sobre o hardware do dispositivo para fazer uma análise técnica e entregar uma perspectiva do que esperar desse novo dispositivo que vem para disputador o mercado com dispositivos como o Nintendo Switch e o futuro Snapdragon GX3 Gen 1.

Vamos ao Hardware:

Publicidade

CPU: o chip que diz se você acertou o inimigo

Com um processador de arquitetura Zen2 similar a dos Ryzen 3000 para PCs desktop, essa unidade conta com 4 núcleos e 8 Threads que entregam performance bruta na casa de 448 Gigaflops, para facilitar a comparação, ele é muito equivalente a um nada modesto Intel Core i7 8700 que atinge 460 Gigaflops.

Publicidade

O "gigaflop" é uma unidade de medida de performance bruta usada no meio técnico para dar uma noção de desempenho e comparar dispositivos)

Então em termos de processador, é um pequeno monstro, hábil para rodar literalmente qualquer jogo atual sem engasgar.

Publicidade
Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Memória RAM: O espaço onde os jogos são executados

Com o espaço ideal de RAM para jogos de PC se mantendo estável já a vários anos na casa dos 16GB, o aparelho contar com essa quantidade uma ótima notícia, seus 16GB de RAM atingem banda de 44GB/s, isso é equivalente a um desktop de alto desempenho em dual channel. A titulo de comparação, quase dobra a velocidade da memória do Nintendo Switch, que é de 25GB/s e as comparações param por ai já que os outros aspectos vão ainda muito além dessa diferença. 

Esse nível de performance é muito bom para operações em geral, mas não necessariamente para processamento de imagens em resolução muito alta, não atoa o Nintendo Switch limita a resolução dos seus jogos ao FullHD e no caso do Steam Deck vai ser muito confortável executar jogos até essa resolução 1080p tendo o dobro da banda de memória do concorrente. Ir além não deve ser um objetivo então nesse aspecto o aparelho está bem.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

GPU: A unidade que processa os gráficos

Sabemos pouco sobre as RDNA2 para dispositivos móveis, pelo exposto nas tabelas dificilmente veremos algo para ir além do médio/alto em FullHD. A faixa dos 1 ~1.6 TF apesar de interessante não significa muito em um ambiente PC, com o clock flutuante esse padrão provavelmente deve tender a 1.2~1.4TF sendo 1.6 um pico raramente alcançado e nunca mantido por muito tempo.

Com um pouco menos de poder que uma GeForce GTX 1650 MaxQ (de notebook) que chega a 2.2TF, a expectativa é poder jogar em 1080p entre as qualidade médio e high com 60FPS e em 800p (resolução da tela dele) em qualidade entre as configurações "Muito Alta" e "Ultra" também a 60FPS. Muito bom para algo que se pode levar e jogar na mão né, mas não é impossível que você tenha que sacrificar alguns filtros e/ou sombra para arredondar a performance.

É interessante lembrar que as GPUs RDNA2 para desktop, mesma tecnologia que o SteamDeck terá, vem com um cache enorme que ajuda no desempenho de jogos, se for o caso do Steam Deck, resoluções mais altas poderiam ser práticas, mas não parece ser o foco do aparelho ir além do FullHD, e a estrutura de memória é chave para entender isso.

Tela: onde você vai ver tudo que está acontecendo

A tela de 400nits (nível de luminosidade) brilha mais que a maioria dos monitores de computador, que variam entre 250 e 300nits, e usa tecnologia bastante atraente chamada de "ligação ótica", basicamente em um monitor não ligado opticamente a luz da imagem é atrapalhada na passagem entre as camadas, um pouco dela retorna para o LCD ao atingir o próprio vidro da tela, isso é chamado de refração. Essa refração através das camadas prejudica a intensidade e a clareza da imagem final e, portanto, reduz o brilho e a legibilidade. Ao unir o módulo LCD e o vidro, você remove as interrupções e as chances de a luz ser refletida de volta. Mais luz chega à superfície da tela e a imagem é mais brilhante ainda.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Em termos de hardware: o que esperar desse conjunto de peças?

O SteamDeck realmente tem poder para rodar grandes jogos com qualidade acima do setup médio a 60FPS, não é um equipamento modesto e vai encaixar na expectativa de um usuário mais exigente, que queria algo portátil mas não quer abrir mão da qualidade gráfica para jogar no nivel de um Nintendo Switch. Temos um produto com bom apelo comercial.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Agora falamos do software: o sistema que faz todas essas peças funcionarem

Não será preciso hackear o sistema, ele não é fechado! Você literalmente pode rodar qualquer coisa ali, inclusive instalar programas diversos, substituir o sistema operacional por um Windows e assim vai.

Obvio que ele tem performance de sobra para qualquer sistema de emulação mais pesado e deve rodar bem inclusive jogos como Zelda rodando num emulador como o CEMU, apesar de essa atividade ser "oficialmente ilegal" por infringir direitos da Nintendo ela é prática e acontece muito nos PCs. Então sim, não só será um equipamento definitivo para emulação como você não precisará de complicados esquemas de flash em ROM custom para "desbloquear" o aparelho porque a premissa dele é simples, é um PC que você pode levar na mão, como chamávamos antigamente, um Handleheld!

Para o perfil do jogador de PC o apelo do dispositivo é bem grande, é algo que faz sentido para quem quer unir a praticidade da mobilidade aos jogos de PC que se tem em casa.

E você também pode instalar qualquer outra loja, afinal, pelo que foi dito é como um PC livre das amarras de um SO embarcado.

Assim que o dispositivo ganhar o mercado, voltaremos aqui para confirmar as perspectivas e avaliar se a Valve realmente entregou tudo que prometeu!

Resumo das especificações do Steam Deck:

CPU: AMD Zen 2 de 4 núcleos / 8 threads trabalhando de 2,4 a 3,5 GHz

GPU: AMD RDNA 2 com 8 unidades de computação e até 1,6GHz

RAM: 16GB LPDDR5 @ 5.500MT/s em 32-bit quad-channel

Armazenamento: 64 GB eMMC / 256 GB NVMe SSD / 512 GB NVMe SSD

Tela: LCD touch de 7 polegadas com resolução 1280 x 800 @ 60Hz

Áudio: Alto-falantes estéreo, entrada de 3,5 mm, microfones duplos

Conectividade: Wi-Fi, Bluetooth, USB Type-C com suporte para DisplayPort 1.4

Bateria: 40Whr

Tamanho: 298 x 117 x 49 mm)

Peso: Aproximadamente 669 gramas

Preço (nos EUA): $ 399 (64 GB) / $ 529 (256 GB) / $ 649 (512 GB)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.