Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sua unha tem pequena manchas de sangue? Sangramento pode indicar estresse ou fragilidade

Não há segredos para tratar os microsangramentos, no entanto o ideal é hidratar as unhas e passar a se alimentar de maneira saudável

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

As unhas podem ser consideradas como “termômetros” de nosso organismo, pois é por meio delas que descobrimos, antes mesmo de qualquer exame, se a nossa alimentação precisa ser melhorada ou se algo não vai bem em nosso corpo. Por exemplo, se estão amareladas e quebradiças é sinal da falta de algumas vitaminas e minerais.

A atenção deve ser redobrada quando a unha apresenta microsangramentos, que são pequenos focos de sangue que surgem abaixo da unha. O médico dermatologista Rafael Soares explica os principais motivos para o aparecimento dessas pequenas hemorragias. 

"Os sangramentos nas unhas surgem por predisposição genética, fragilidade ou por traumas específicos, como bater acidentalmente a unha ou demorar muito para cortá-las. Esses sangramentos são focais e, por isso, se apresentam como uma linha escura", explica o especialista que também acrescenta.

"Quando vemos em grande aumento, ou seja em um exame chamado dermatoscopia, notamos a coloração vermelho-arroxeado típica da alteração", completa. Isso a diferencia de alterações mais perigosas, que são marrons escuras, por depósito de melanina. 

Publicidade

Outra situação que leva ao surgimento de microsangramentos, segundo o dermatologista, está ligada a questões emocionais. "Também pode ser o estresse, que aumenta a fragilidade das unhas e aí sangram com mais facilidade", acrescentou.

No entanto, há quem decida procurar nas plataformas de buscas os motivos que levam ao surgimento de microsangramentos e acaba se confundindo com hemorragia da lasca - que também são pequenos pontos de sangue que aparecem embaixo da unha.

Publicidade

Mas o especialista pondera que ambas são diferentes, pois "a hemorragia de lasca é um ponto único de sangramento mais intenso que, no decorrer do crescimento da unha, vai se comportar como uma gota de lágrima. Neste caso, a hemorragia de lasca, pode ter sido causada por um trauma mais robusto, como algo que entrou embaixo da unha e perfurou a pele", ele também acrescenta que o diagnóstico é realizado em atendimento clínico especializado.

"A hemorragia de lasca também pode ter relação com doenças sistêmicas, como doenças cardíacas, por exemplo, mas só podem ser notadas, geralmente, em exame dermatológico específico'', completa.

Publicidade

Tratamento para o microsangramento

Não há segredos para tratar os microsangramentos, no entanto o ideal é hidratar as unhas e passar a se alimentar de maneira saudável. 

"Busque fortalecer a lâmina ungueal com melhor hidratação e alguns suplementos de vitaminas e minerais. Mas o mais importante é remover o trauma que o ocasiona. Se não for possível, no caso de pessoas que trabalham digitando, por exemplo, deve-se manter as unhas o mais curtas possível, mas sem causar traumas ao cortá-las", finalizou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.