Tem hora certa para dormir? Especialistas dizem que sim. Confira!
Um estudo feito com 88 mil pessoas mostrou que dormir antes das 23h ajuda a evitar doenças cardiovasculares, por exemplo
Folha Vitória|Do R7
Uma pesquisa publicada no periódico European Heart Journal – Digital Health afirma que dormir antes das 23 horas seria o ideal para evitar riscos de doenças vasculares. O estudo foi feito com 88 mil pessoas.
Mas não somente o horário foi considerado na pesquisa. Estão associadas também outras questões, como idade, sexo, tabagismo e duração de sono.
A especialista em medicina do nono, Jessica Polese, concorda com o resultado e afirma que quem dorme tarde, não tem disciplina. “As pessoas acabam dormindo menos tempo e isso prejudica a saúde”, ressalta.
Ainda segundo a médica, uma boa noite de sono está diretamente relacionada a uma boa saúde. “Em relação a esta pesquisa, estes resultados estão totalmente ligados também a uma má alimentação”, explica Jéssica.
“Quem dorme tarde, na maioria das vezes come mais tarde, não faz uma boa digestão, ou com a pouca duração do sono e se precisar acordar cedo no outro dia, acaba se alimentando mal e assim, surgem os casos de diabetes, de ganho do peso, que estão totalmente relacionados aos casos de doenças cardiovasculares”, explica a médica.
Alimentação é fundamental para ter uma boa noite de sono. Veja 10 alimentos que podem te ajudar
Segundo os especialistas, a alimentação contribui para a regulação do relógio biológico, por isso ter bons hábitos à mesa faz toda a diferença para quem busca melhorar a qualidade do sono.
Na lista dos "amigos do sono" estão alimentos bem simples e que geralmente todo mundo tem em casa.
A couve, por exemplo, é rica em magnésio, o que ajuda no relaxamento muscular. Além desse, vários outros também podem ajudar a ter uma boa noite de sono. Confira:
01- Alface
02- Ovo
03- Nozes
04- Couve
05- Mamão
06- Goiaba
07- Salmão
08- Banana
09- Maracujá
10- Chá de Camomila
Leia mais: Dormir bem aumenta a imunidade; veja como melhorar seu sono