Folha Vitória Tendência "clean beauty" prioriza os cosméticos naturais

Tendência "clean beauty" prioriza os cosméticos naturais

Do leave-in ao bb-cream, marcas capixabas criam itens sem química agressiva, entre veganos, orgânicos e artesanais

Folha Vitória
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Dr. Cristal Bastos, da Cristal Clínica Capilar

Cosméticos que não prejudicam a pele, o cabelo nem o planeta. Esse novo estilo de vida e consumo vem ganhando cada vez mais espaço no Espírito Santo. A chamada “clean beauty” já é considerada a principal tendência de beleza em 2021. Sem oferecer substâncias químicas agressivas, os produtos são veganos, orgânicos e artesanais, e possuem diversos ativos encontrados na natureza.

De acordo com um relatório do British Beauty Council, o mercado global de beleza natural deve atingir 17 bilhões de libras em 2024 (cerca de R$ 127 bilhões). No Brasil, o relatório ponta que o mercado de cosméticos naturais já movimenta cerca de R$ 3 bi por ano. 

Segundo a farmacêutica e tricologista Dr. Cristal Bastos, da Cristal Clínica Capilar, escolher um bom produto de beleza vai além do que ele pode fazer por sua pele e cabelo.

“É importante avaliar também o impacto social e ambiental que ele gera. Tem muita marca que colabora para deixar sua saúde e o mundo melhor, como não realizar testes em animais, diminuir a quantidade de lixo na produção e abraçar causas sociais”, avalia. 

Para não errar na compra

A especialista ensina as quatro perguntas que podem ser feitas antes de comprar um cosmético. Em primeiro lugar, do que um produto de beleza é feito? De onde vêm os ingredientes? Como ele é embalado? Que causas ele abraça?

"Se você consegue identificar mais ingredientes naturais do que sintéticos nos rótulos dos seus cosméticos preferidos, ponto para eles. Dê preferência a ativos de fórmulas que são cultivados de forma orgânica ou colhidos com planejamento sustentável", orienta a tricologista. 

Cristal é criadora de chás com benefícios capilares e misturas conhecidas como "blend de óleos naturais" para o cabelo. À base de óleo de coco, aloe vera e o sofisticado óleo essencial de ylang-ylang, o item queridinho da farmacêutica conta com proteção solar.

“O produto é indicado para proteger o cabelo durante o ano inteiro, e também pode ser usado para acalmar a pele. No verão, funciona muito bem para hidratar os fios pós mergulho e ainda dá aquele efeito beach wave que amamos”, afirma Cristal. O leite Multifuncional é indicado para todos os tipos de cabelo.

Últimas