Teste do pezinho identifica e trata doenças antes da manifestação dos sintomas
No dia 06 de junho é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho
Folha Vitória|Do R7

O teste do pezinho é um dos exames mais importantes para detectar doenças em recém-nascidos. O exame é bem simples. Basta fazer um furinho no pé do bebê e colher algumas gotinhas de sangue que são capazes de identificar diversas doenças congênitas e também genéticas.
Cristina Brazin, Coordenadora do Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) da Apae de Vitória alerta sobre a importância desse teste. “Se for realizado em tempo adequado, entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, é possível identificar e tratar doenças antes da manifestação dos sintomas”, afirma Cristina.
Caso alguma doença seja detectada, o início imediato do tratamento impede que doenças que podem levar à deficiência intelectual e múltipla se desenvolvam, prejudicando a qualidade de vida da criança.
O teste do pezinho passou a ser obrigatório no Brasil em 1992, e faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), que inclui os testes da orelhinha, do olhinho, da linguinha e do coraçãozinho. Através desses testes é possível diagnosticar problemas de audição, visão, língua presa e cardiopatias congênitas.
Para conscientizar a população a respeito da importância desse exame, a Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes) apoia a campanha Junho Lilás, que incentiva a realização do teste do pezinho. “O exame é uma etapa muito importante no diagnóstico precoce de doenças. Aqui no Estado, a Apae de Vitória é a referência habilitada pelo Ministério da Saúde para realizar esse exame para toda a população gratuitamente. Isso mostra a capacidade técnica da instituição e o quanto as Apaes podem contribuir com a população, graças ao trabalho de qualidade que desenvolvem”, destaca Vanderson Pedruzzi Gaburo, presidente da Feapaes.








