Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja quais documentos serão aceitos como Passaporte da Vacina no ES

Caso o cidadão tenha perdido o comprovante físico da vacinação (o cartão de vacina), para comprovar a imunização, basta acessar algumas das plataformas disponíveis e emitir um novo comprovante

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Caso o cidadão tenha perdido o comprovante físico da vacinação (o cartão de vacina), para comprovar a imunização, não é necessário emitir um novo documento. Basta acessar algumas das plataformas disponíveis e emitir um novo comprovante.

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, explicou durante uma entrevista ao vivo pata o telejornal Espírito Santo no Ar, da TV Vitória/RecordTV, quais serão os comprovantes aceitos. 

"Será válido tanto o comprovante do ConectSUS, que é o aplicativo do Ministério da Saúde, quanto o da plataforma Vacina e Confia, os comprovantes físicos e também as plataformas municipais, que disponibilizam comprovante de vacinação", disse o secretário.

ConectSUS - Para pedir o documento, basta a pessoa acessar o site ou o aplicativo do ConecteSUS. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível na App Store (para iOS) e no Google Play (para Android).

Publicidade

Ao entrar no sistema com o CPF e a senha, basta o usuário ir em vacinas e clicar em qualquer uma das doses. Na tela que abrir aparecerá, no rodapé da página, o botão "Certificado de Vacinação".

O documento aparecerá com os dados pessoais e da vacina na frente e um QR Code no verso para que se verifique a validade. É possível, também, exportar as informações em PDF para guardá-las no celular ou imprimir o documento.

Publicidade

Vacina e Confia - Nesse caso, basta acessar o Portal Vacina e Confia, acessar a sua conta com login e senha. Na parte superior da página, clicar em "certificado de vacinação".

Em seguida, é necessário escolher o idioma em que o comprovante será emitido. É possível imprimí-lo, ou armazená-lo digitalmente. A veracidade do certificado é consultada por meio do QR Code gerado no momento da solicitação. 

Publicidade

Saiba em que situações o Passaporte da Vacina será exigido no ES

Para que o capixaba possa frequentar shows, bares, eventos esportivos e boates, será necessária a apresentação do chamado passaporte da vacina. De acordo com o secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, "o governo do Estado do ES está normatizando a exigência do passaporte da vacina principalmente para às atividades ligadas ao entretenimento". 

Durante uma entrevista ao vivo para o telejornal Espírito Santo no Ar, da TV Vitória/Record TV, Nésio explicou em que situações o passaporte será exigido. 

"Os shows, eventos esportivos, os bares que possuam musica ao vivo e pista dançante - que serão equiparados também à boates. Para essas atividades será exigido o esquema de vacinação completo. Aqueles que estejam com o esquema atrasado ou ausentes da segunda dose, também serão vedados à entrada nesses eventos", disse.

Veja abaixo como saber se você está com a segunda dose da vacina em atraso:

Comprovante de vacinação: O método mais rápido para saber os prazos de vacinação é conferir o cartão de vacinação - documento entregue no dia da imunização.

No Espírito Santo, os intervalos entre doses das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca são de 8 semanas, ou seja, 56 dias. Já no caso da CoronaVac, são 28 dias. Basta então calcular estre prazo considerando o dia de aplicação da primeira dose.

Portal Vacina e Confia: Uma outra alternativa é acessar o site Vacina e Confia. O acesso é muito simples. Basta digitar www.vacinaeconfia.es.gov.br no seu navegador, clicar no ícone "cidadão" e preencher o campo com o seu CPF. Para quem ainda não está cadastrado, basta fornecer as informações solicitadas.

Já no site, na aba "vacinas" é possível conferir informações como data de aplicação da 1º dose e previsão para aplicação da segunda. 

Regras para turistas serão divulgadas nos próximos dias no ES

Durante uma entrevista coletiva, na última segunda-feira (11), o subsecretário estadual de saúde, Luiz Carlos Reblin, afirmou que as regras do passaporte da vacina para turistas serão divulgadas nos próximos dias no Espírito Santo.

"Vamos emitir todas as regras ainda esta semana em relação à circulação de pessoas aqui no estado. Sempre lembrando que a comprovação das duas doses pode ser feita através de um aplicativo do Ministério da Saúde", disse.

Reblin reforçou a importância de que os turistas cheguem ao Espírito Santo com as duas doses da vacina e com o cartão de vacinação atualizado. Disse que "isso vai facilitar muito a circulação dessa pessoas nos eventos aqui no estado".

"É importante que turismo do Espírito Santo já tenha conhecimento desta regra e possa incentivar quem vem fazer turismo aqui, que atualize seu cartão de vacina no Estado de origem. Aos agentes de turismo, em breve vamos divulgar que vamos ter a necessidade de estar com a segunda dose e a dose de reforço em dia para frequentar alguns espaços", frisou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.