Folha Vitória
Folha VitóriaInaugurado neste sábado (22), em evento que envolveu desfile de carros antigos e ações sociais, o Complexo de Carapina, na Serra, deve interferir positivamente na vida das mulheres que moram ou trabalham na região.
É que um estudo feito pela Secretaria Especial de Estado da Mulher mostrou que o trânsito tem sido um dos principais motivadores no aumento do tempo das mulheres fora de suas casas no dia a dia.
Conforme Jacqueline Moraes, chefe da pasta, esse estudo tem como base a política do cuidado, que analisa justamente todos os aspectos na presente na rotina das mulheres, e que, de alguma forma, alteram a relação delas com suas casas e suas famílias.
"A mobilidade urbana na vida das mulheres tem um impacto muito grande, principalmente na política do cuidado. Elas estão com jornada tripla. E qualquer tempo nesse intervalo de ir ao trabalho, à escola ou para a faculdade, que ela pode ficar em casa, ela está na política do cuidado, está no cuidado da sua família e da sua casa. Então, a importância de uma obra dessa, que ampliou as vias, vai tirar pelo menos 30 ou 40 minutos de trânsito de uma mulher que trabalha nessa região", afirmou.A secretária ainda reforçou que qualquer tempo que a mulher tem a mais com a sua família é importante para reforçar a política de cuidado na qual ela está inserida socialmente.
LEIA TAMBÉM: Viaduto de Carapina tem 7 metros de altura e faixa dupla em cada sentido
"Qualquer tempo é precioso. A gente calcula que, no hora do rush, essa mulher vai ter mais saúde mental porque ela chega mais rápido em casa. Isso mostra que investimento em infraestrutura e mobilidade impacta diretamente na vida das mulheres", frisou.LEIA TAMBÉM: Viaduto de Carapina é inaugurado e deve melhorar trânsito em 50%
Viaduto de Carapina deve melhorar trânsito em 50%
O Viaduto de Carapina, obra que teve investimento total de R$ 76,5 milhões, faz a conexão entre as rodovias Norte-Sul e das Paneleiras. A obra vai desafogar o trânsito na região em 50%, melhorando a mobilidade urbana.
O viaduto, que começou a ser construído em 2020, tem sete metros de altura e 46 metros de extensão. Cerca de 200 profissionais trabalham para concluir os trabalhos. O Complexo Viário de Carapina possui quatro quilômetros de pavimentação.