Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vila Velha e Serra são as primeiras do ES em ranking de cidades empreendedoras

Municípios são apresentados em 29º e 31º, respectivamente, nos dados registrados pelo Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) no ano...

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

As cidades de Vila Velha e Serra são as duas primeiras do Espírito Santo a aparecerem em ranking nacional de cidades empreendedoras. Elas estão em 29º e 31º, respectivamente, nos dados registrados pelo Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) no ano de 2023, relatório que é produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com 101 municípios brasileiros.

As informações foram apresentadas durante coletiva do Instituto Jones dos Santos Neves (IJN), realizada nesta quinta-feira (18), em função da proximidade do aniversário de Vila Velha, que marca o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense (23 de maio). 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) leva em consideração cada um dos sete determinantes apresentados no relatório e o seu resultado é um instrumento de avaliação. 

Publicidade

Segundo o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, na análise, o município de Vila Velha possui a maior capacidade de manter e atrair negócios. 

"O município é o único que conta com um conselho econômico ativo, com atração de movimentos. Conta com polos que atraem viagens, pessoas que moram em outros municípios ou estados e vão para Vila Velha para terem melhores oportunidades", descreve.

Publicidade

No ranking, é destacado que Vila Velha é a única cidade capixaba onde o empreendedor consegue abrir uma nova empresa no intervalo de apenas nove horas. A simplificação dos procedimentos administrativos garantiu a nota 5,78 no indicador “Ambiente Regulatório”, o que deu a Vila Velha a 60ª posição no ranking nacional.

>> Vila Velha deve atrair R$ 5,7 bilhões em investimentos até 2027

Publicidade

Além disso, a cidade obteve 7.35 pontos na avaliação do indicador “Capital Humano”, ficando em 6º lugar no Brasil neste critério, que envolve o nível de formação da mão de obra profissional disponível para os empreendedores locais. A oferta qualificada de recursos humanos possibilita o atendimento das demandas para a abertura de negócios.

Cidade da Serra também cresceu

A cidade da Serra teve um avanço significativo no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, entre 2022 e 2023, subindo 27 posições no ranking, saindo da 58ª para a 31ª posição, se tornando o segundo município mais empreendedor do Estado, apenas atrás de Vila Velha. 

A Serra apresentou melhorias em diversos quesitos avaliados. Dentre eles, no ambiente regulatório, por exemplo, a cidade teve destaque pela simplificação de processos e devido à implementação de ações que levaram a maior agilidade para abertura de empresas. 

Vitória ficou na 73ª posição do ranking do ICE. Já Cariacica aparece em 98º lugar.

LEIA TAMBÉM: Por 'carro popular' a até R$ 60 mil, governo quer ajuda dos Estados

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.