Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Você sabe para que serve a cera de ouvido? Entenda

Segundo o especialista, muitas pessoas confundem o cerume com sujeira, e por isso acabam retirando a camada protetora dos ouvidos

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Coceira, perda de audição e sensação de ouvido entupido, esses são os incômodos causados pelo acúmulo de cera nos ouvidos. Popularmente indesejada, a cera de ouvido tem uma função importante no organismo: proteção. 

"A cera ou cerume de ouvido tem a função de impermeabilização do conduto auditivo e de proteger contra a proliferação de fungos e bactérias", disse o otorrinolaringologista, Márcio César da Silva. 

Segundo o especialista, muitas pessoas confundem o cerume com sujeira, e por isso acabam retirando a camada protetora dos ouvidos. Márcio reforçou que a limpeza deve ser realizada apenas com orientação de um médico. 

"Não devemos realizar a limpeza da cera de maneira rotineira em casa, exceto em casos de acúmulo excessivo, quando indicado pelo otorrinolaringologista. Essa higienização é realizada pelo profissional e dentro do consultório", explicou.

Publicidade

Limpeza em casa pode trazer riscos

Para se livrar da "indesejada" cera, muitas pessoas recorrem à estratégias caseiras como cotonetes e até velas. Mas, segundo o especialistas, esses métodos trazem mais problemas que benefícios. 

"Métodos caseiros (velas, gotas otológicas, cotonetes) não são eficazes, podem gerar lesões e prejuízos para o canal auditivo. A limpeza porde ser indicada em casos onde ocorra a obstrução do conduto auditivo externo, mas a indicação continua sendo que seja realizada pelo otorrino. É importante lembrar que a cera não é uma sujeira, é uma proteção", disse.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.