Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Cadelas com gravidez psicológica

Gazeta Digital

Gazeta Digital|Do R7

  • Google News
Divulgação
Divulgação Divulgação

Produção de leite, aumento no volume abdominal, organização de ninho e mudanças comportamentais bruscas. Essas são algumas das indicações mais comuns da gravidez psicológica em cadelas. Também chamada de pseudociese, ela consiste na combinação de comportamentos e sintomas clínicos da gestação mesmo sem a fêmea estar prenhe.

Algumas pessoas acham gracioso, engraçado ou divertido ver a cachorrinha agindo como mãe de uma pelúcia ou outro objeto, mas a cadela com gravidez psicológica pode ter complicações sérias como inflamações e infecções no útero, a conhecida piometra, e tumores no sistema reprodutor, além de inchaço e dores em seus tetos.


Porque acontece a gravidez psicológica?

Durante o cio, ocorrem muitos estímulos hormonais. Algumas fêmeas, no entanto, são mais sensíveis às oscilações hormonais, apresentando sinais clínicos de gestação mesmo sem ter tido contato com um macho. Mas como saber se sua cachorra está mesmo tendo uma gravidez psicológica?


Os sintomas de gravidez psicológica em cadelas são facilmente confundidos com uma prenhez verdadeira. Uma combinação de comportamentos estranhos e sintomas clínicos aumentam as suspeitas de ser uma cadela com gravidez psicológica. Porém, apenas um médico veterinário pode avaliar e diagnosticar a pseudociese.

Sintomas clínicos 


* Aumento das glândulas mamárias

* Dores nas mamas


* Produção de leite

* Aumento no volume abdominal

* Alterações comportamentais

* Organização do ninho

* Adoção de crias

* Agressividade

* Depressão

* Uivos incessantes

* Falta de apetite

Gravidez psicológica em cadelas x gravidez psicológica em gatas

A cadela ovula espontaneamente, dando início à fase lútea, que é caracterizada pelo aumento da progesterona. Sendo assim, em todo cio ela corre o risco de desenvolver a pseudociese, ou seja, a gravidez psicológica.

Já as gatas ovulam apenas por estímulo durante a cópula, sendo poucas as vezes em que não há fecundação e, consequentemente, havendo menor incidência de gravidez psicológica.

Participe do #MeuBichoeEu #GazetaDigital Mande sua foto no whats (65) 9.9987-2065

Curiosidade

Estima-se que 50% das cadelas não castradas poderão ter ao menos um episódio de pseudociese durante a vida.

Dependendo do caso, a cadelinha pode apenas apresentar algumas mudanças de comportamento não tão específicas, o que pode fazer com que o problema algumas vezes passe desapercebido por seus tutores.

Informações - Juliana Packness, especialista em patologia clínica veterinária

Imagens - Sites webcachorros.com; loicurcio.com.br; animaisamigos.com e pixabay.com 

Página semanal com atualização aos sábados

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.