Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Droga apreendida pela primeira vez em MT causa confusão mental

Gazeta Digital

Gazeta Digital|Do R7

  • Google News
Droga
Droga Hélio Torchi/Estadão Conteúdo

Alucinações, confusão mental, náuseas e medo. Estes são os efeitos da "cápsula do medo", droga sintética apreendida pela primeira vez em Mato Grosso nesta segunda-feira (24). Apreensão se deu em Tangará da Serra (239 km de Cuiabá) e um casal foi detido.

Leia também - PM prende suspeito de tentar matar colega no pátio de posto


Apesar de ter sido sintetizada na década de 60 nos Estados Unidos, é mais comum nas regiões sul e sudeste do Brasil. De acordo com o delegado da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DER), Vitor Hugo Bruzulato, a droga não é tão utilizada pois não proporciona ao usuário uma sensação agradável.

"Os usuários que gostam da droga sintética utilizam porque ela dá aquele gás, aquele agito, aquela sensação de bem-estar para poder curtir uma balada por dois, 3 dias sem dormir. A cápsula do medo já causa um transtorno, às vezes até um pânico, uma confusão mental, por isso ela não é tão comum, mas não é nova no mercado", explicou.


Para Bruzulato, é provável que a droga tenha chegado até o estado por meio de alguém que viajou para o sul ou de alguma pessoa que tenha vindo do estado. Ele ainda afirmou que a apreensão de sintéticos tem aumentado na região metropolitana de Cuiabá.

"As drogas sintéticas são constantemente aprimoradas para dificultar a ação policial, então nós temos que estar acompanhando esses entorpecentes introduzidos no país e no estado de Mato Grosso. Temos que fazer o trabalho de investigação para poder identificar traficantes e usuários de drogas."


Ação da "cápsula do medo", também chamada de cápsula do vento por ser transparente, pode durar até 30 horas. A droga, que estimula o sistema nervoso central, tem um átomo que faz com que ela leve mais tempo para ser metabolizado pelo organismo. Apesar disso, a droga sintética mais consumida e apreendida no estado ainda é o ecstasy.

"De droga geral continua sendo a maconha. Primeiro a maconha, depois a cocaína, seja ela pasta base ou não, e depois o ecstasy. Ainda tem os anabolizantes, porque trabalhamos com todas as frentes e estamos preocupados com todos os tipos de drogas", finalizou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.