MT tem 11 obras de saneamento com recursos federais paradas
Gazeta Digital|Do R7
Mato Grosso tem 11 obras de saneamento básico com recursos do governo Federal paradas. No país, são quase mil obras públicas interrompidas apenas na área do saneamento, que somam R$ 13, 5 bilhões em contratos.
Um levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgado pelo Estadão mostrou problemas em obras com recursos da União pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e Caixa Econômica Federal.
Das obras paradas no estado, 7 são do PAC, 5 pela Funasa e uma pela Caixa. Enquanto o destino dessas obras não é decidido, em Mato Grosso, segundo o IBGE, 71,6% da população não possui acesso adequado aos serviços de água, lixo e esgoto.
Leia também - UFMT anuncia demissões após cortes nos recursos federais
Obras de saneamento básico são importantes porque interferem diretamente na qualidade de vida e na saúde da população.
Apesar de alarmante, a situação de Mato Grosso não é tão grave quanto a de outros estados. Em número de obras paradas, o Estado é o sétimo com menos construções sem continuidade.
A pior situação é a de Pernambuco, que Pernambuco, que têm 114 obras paradas, sendo 28 de saneamento. Do outro lado do ranking está Roraima, com apenas 5 obras paralisadas.