Seminário comemora 50 anos de capoeira angola de mestre Olavo
Gazeta Digital|Do R7

O grupo de capoeira angola, “Quilombo Angola” promove neste final de semana, de 2 a 5, o seminário “Pensando o jogar, jogando o pensar”. Neste ano, o seminário comemora os 50 anos de capoeira de mestre Olavo, mestre e criador do grupo.
O evento acontecerá no Espaço Cultural Liu Arruda (Orla do Porto, em frente ao museu do Rio) e contará com a participação de grandes nomes da capoeira angola, como mestre Barteló (Chapada Diamantina), Guaxini do Mar (Bando Maré de Março), contramestre Calça Furada (Angoleiros do Sertão), professores Bel e Tucano (Bando Maré de Março) e Éder (Quilombo Angola).
A programação é gratuita e contará com oficinas de capoeira angola e samba de roda. De acordo com professor Éverton Medeiros, organizador do evento, além de comemorar o aniversário de 50 anos de capoeira de mestre Olavo, o evento tem como objetivo aproximar estudantes, pesquisadores, praticantes e interessados em capoeira angola. “O seminário ‘Pensando o jogar, jogando o pensar’ vem se constituindo em um espaço de debate sobre esta importante herança de matriz africana que é capoeira angola. Pretendemos ampliar o debate e a reflexão sobre a prática da capoeira angola e o aprofundamento das questões raciais e de políticas afirmativas no Brasil", explica Medeiros.
Mestre Olavo - Olavo Reis Peri, o mestre Olavo, iniciou na capoeira em 1968, em São Paulo, com o mestre, baiano, Zé de Freitas, considerado um dos nomes mais respeitados da capoeira angola. Em 1979 foi para Salvador (BA) e lá conheceu e treinou com outros grandes nomes da capoeira, como o mestre Caiçara, mestre Cobrinha Verde e mestre Canjiquinha, de quem recebeu diploma de mestre de capoeira. No Mato Grosso, durante a década de 80, fundou a Associação de Capoeira Roda Viva de Artes (A.R.V.A). Na década de 90, de volta à Bahia, funda o grupo Quilombo Angola. Mestre Olavo trabalhou com capoeira em diversas cidades da Chapada Diamantina (BA). Atualmente, coordena o grupo Quilombo Angola que desenvolve desde de 2007 extensão em capoeira angola na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), desde de 2015, além de apoiador do grupo “Bando Maré de Março”, do contramestre Guaxini do Mar.
Maiores informações: Éverton Medeiros – (65) 99646-5878
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (02): Abertura
18h – Praça da Mandioca
Sábado (03): Aulão de Capoeira Angola















