Governador do RN repassa chefia de órgãos de segurança para Exército
Decreto vale para região metropolitana de Natal e município de Mossoró
Cidades|Plínio Aguiar, do R7
O general de brigada Ridauto Lúcio Fernandes é o chefe das operações relativas aos órgãos de Segurança Pública do Rio Grande do Norte até o dia 12 de janeiro de 2018. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado (30).
Em suma, o governador do Estado, Robinson Faria (PSD), transferiu a responsabilidade pelas ações das Forças Estaduais para o Exército, uma vez que soldados estão no local para a "garantia da Lei e da Ordem", na região metropolitana de Natal e no município de Mossoró.
Pelo menos 500 homens do Exército Brasileiro chegaram na última sexta-feira (29) em Natal. O Ministério da Defesa anunciou o envio no total de 2.000 soldados para reforçar a segurança no Estado, uma vez que policiais locais estão em greve.
O Estado enfrenta grave crise de segurança pública por causa da greve de bombeiros e policiais militares, os quais estão fora das ruas desde o dia 19 de dezembro. A paralisação é devida ao atraso dos salários, falta de condições de trabalho e carência do pagamento do 13° salário.
Nesta semana, a desembargadora Judite Nunes expediu decisão em que considera a paralisação como ilegal e que o cumprimento da ordem deve ser imediato, sob pena de multa diária de R$ 2.000, limitada ao teto de R$ 30 mil por réu. No entanto, Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares decidiu manter a greve após reunião na última quarta-feira (27).