Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Governo federal recebe cerca de 70 denúncias de abuso contra crianças por dia 

Meninas são maioria das vítimas e, em 48% dos casos, o abuso acontece dentro de casa

Cidades|Sylvia Albuquerque, do R7

São Paulo lidera índice de denúncias de abuso sexual no disque 100
São Paulo lidera índice de denúncias de abuso sexual no disque 100

No ano de 2014, o governo federal recebeu, por meio do disque 100, mais de 180 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Desse total, 26 mil tratavam de abuso sexual, o que representa uma média de 70 denúncias por dia. São Paulo lidera os casos, com 14,5%, seguido da Bahia, com 8,74%, e do Rio de Janeiro, com 8,34%.

Esta segunda-feira (18) é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os dados alarmantes indicam um aumento do número de casos em comparação ao ano de 2013, quando foram feitas 150 mil denúncias no mesmo canal, sendo 23 mil de abuso sexual.

Do total, 48% das crianças e adolescentes foram agredidas dentro de casa e 23%, na casa do próprio suspeito. Esses dados serviram como base de estudo para a 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia de São Paulo, criada em novembro de 2011. Desde então, a unidade tem feito um levantamento do perfil dos abusadores e das vítimas, que pode ajudar a entender a ação dos suspeitos.

Nos casos registrados no período entre janeiro de 2012 e março de 2014, 60% dos abusos sexuais não foram cometidos por parentes da vítima. Em 15% das ocorrências, o suspeito era o pai; em 10%, o padrasto; em 15%, outro grau de parentesco, como avô, tio ou primo. Em 80% dos casos, as vítimas eram meninas e 60% tinham a idade entre sete e 13 anos.


Veja como saber se seu filho é vítima de abuso sexual

Saiba como evitar que seu filho seja vítima de abuso sexual


Vítimas de abuso sexual na infância contam ao R7 suas histórias e como superaram o trauma

As meninas também são a maior parte das vítimas na internet. Juliana Cunha, coordenadora psicossocial da ONG Safernet, diz que os pais precisam falar com os filhos sobre a sexualidade na internet.


— As fotos que alimentam os grupos de pedofilia são de pré-adolescentes que fazem selfies de nudez ou pouca roupa e mandam para o garoto que estão paquerando. Eles quebram a confiança e começam a enviar a imagem até que ela vai parar nesses grupos. Os pais precisam conversar sobre o assunto com as meninas para não cederem a uma pressão dos garotos. E é preciso conversar com os meninos também para que eles respeitem suas amigas e namoradas. Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade machista e que tem a mulher como objeto sexual. As fotos que circulam nas redes de pedofilia geralmente foram vazadas por pessoas que conheciam a vítima.

As denúncias de abuso sexual estão em quarto lugar no disque 100. Em 2014, o canal recebeu 40 mil ligações por denúncias sobre violência física, 45 mil por violência psicológica (chantagem, humilhação, perseguição) e 67 mil por negligência, que envolvem falta de higiene, medicamentos e irresponsabilidades no geral. 

O Disque Direitos Humanos — Disque 100 — é um serviço mantido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As ligações podem ser feitas a partir de telefone fixo ou celular, de qualquer lugar do Brasil. O anonimato é garantido. Todas as denúncias recebidas são encaminhadas às autoridades locais competentes. Denuncie.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.