Governo federal reconhece emergência em 12 municípios do Maranhão após fortes chuvas
Cidades afetadas podem receber verbas por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
Cidades|Da Agência Brasil
O Diário Oficial da União desta quarta-feira (12) publicou portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil que reconhece situação de emergência em 12 municípios do Maranhão afetados pelas chuvas.
São eles: Açailândia, Bacabal, Cantanhede, Joselândia, Marajá do Sena, Nina Rodrigues, Olinda Nova do Maranhão, Presidente Vargas, Rosário, São Vicente Ferrer, Tufilândia e Tutoia.
Com o reconhecimento da situação de emergência ou de calamidade pública, que é um caso mais grave, as cidades afetadas podem receber verbas federais por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Sobrevoo
No último domingo (9), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobrevoou áreas inundadas na região de Trizidela do Vale e Pedreira e visitou um abrigo em Bacabal.
A visita também foi acompanhada do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, além de parlamentares maranhenses e prefeitos de cidades atingidas.
Na semana passada, um decreto de emergência do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional repassou o valor de R$ 3,8 milhões para ajuda aos municípios. Até o momento, o governo federal aprovou mais de R$ 12 milhões para auxílio.