Inmet emite alerta de perigo para três estados por ventos de 100 km/h e temporal com granizo
No domingo (21), há risco de corte de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos no RS, SC e PR
Cidades|Luiza Marinho*, do R7, em Brasília

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso de tempestade com grau de “perigo” para este domingo (21) para três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A previsão indica chuvas intensas entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Há risco de corte de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos.
O alerta vale de 0h01 às 23h59 de domingo e abrange a região Serrana dos três estados, oeste catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, norte e sul Catarinense, sudoeste e noroeste do Rio Grande do Sul, região metropolitana de Porto Alegre, Centro e sudeste paranaense, além da região metropolitana de Curitiba.
Riscos e orientações
Segundo o Inmet, os principais riscos potenciais são corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
A Defesa Civil recomenda:
- Não se abrigar debaixo de árvores, para evitar risco de quedas e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sempre que possível.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Leia mais
Cidades afetadas
Entre as cidades incluídas no aviso estão Balneário Camburiú (SC), Antônio Olinto (PR), Abelardo Luz (SC), Águas de Chapecó (SC), Caxias do Sul (RS), além de dezenas de outros municípios nos três estados da região Sul.
*Sob supervisão de Bruna Lima, editora-chefe do R7 Brasília
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
