Inmet emite alertas para onda de calor e baixa umidade no fim de semana
De acordo com o Inmet, as temperaturas podem subir até 5°C acima da média
Cidades|Do R7, em Brasília
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para várias regiões do Brasil que devem enfrentar ondas de calor e baixa umidade ao longo deste fim de semana. O primeiro aviso, relacionado à onda de calor com severidade classificada como “grande perigo”, está em vigor durante todo este sábado (28).
De acordo com o Inmet, as temperaturas podem subir até 5°C acima da média nas seguintes regiões: Centro de Goiás, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste de Goiás, Central Mineira, Sul de Goiás, Sul/Sudoeste de Minas, Belo Horizonte, Noroeste de Goiás, Ribeirão Preto, Oeste e Noroeste de Minas, Norte de Minas, Distrito Federal, Extremo Oeste Baiano, Jequitinhonha e Norte Goiano.
LEIA TAMBÉM
O segundo alerta, com severidade classificada como “perigo”, refere-se à baixa umidade e segue válido até as 19h deste sábado. A umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12% nas seguintes áreas: Leste de Goiás, Oriental do Tocantins, Norte Goiano, Sul do Maranhão, Ocidental do Tocantins, Extremo Oeste da Bahia, Noroeste de Minas, Sudoeste do Piauí, Vale São-Franciscano da Bahia, Centro de Goiás, Norte de Minas, Distrito Federal, Centro-Sul e Centro-Norte da Bahia, Noroeste de Goiás e Sul de Goiás. Esse cenário apresenta risco de incêndios florestais e potenciais danos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
As recomendações do Inmet para esses casos incluem:
- Beber bastante líquido;
- Evitar atividades físicas;
- Não se expor ao sol nos horários mais quentes do dia;
- Usar hidratantes e umidificar o ambiente.
O terceiro alerta, também de baixa umidade, porém classificado como “perigo potencial”, entrará em vigor no domingo (29), das 11h às 21h. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 30% e 20% nas seguintes regiões: Centro de Goiás, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste de Goiás, Central Mineira, Sul do Ceará, Vale São-Franciscano da Bahia, Ocidental do Tocantins, Sudeste do Piauí, Sertões Cearenses, Sertão Pernambucano, São Francisco Pernambucano, Centro-Norte do Piauí, Sertão Paraibano, Sul de Goiás, Oeste Potiguar, Norte de Goiás, Sul do Maranhão, Jaguaribe, Centro-Norte da Bahia, Extremo Oeste Baiano, Centro-Sul do Ceará, Metropolitana de Belo Horizonte, Nordeste de Mato Grosso, Leste do Maranhão, Noroeste de Goiás e Minas, Distrito Federal, Jequitinhonha, e Centro Maranhense.
Chuva no DF
Apesar de o Distrito Federal estar há quase 160 dias sem chuvas, o Inmet aponta a possibilidade de precipitação em áreas isoladas durante este último fim de semana de setembro. Embora as chances sejam pequenas, o instituto não descarta a ocorrência de chuva. As temperaturas na região continuarão elevadas, podendo atingir máximas de até 35°C. O Inmet reforça a importância de a população manter-se hidratada.