Inmet emite alertas vermelho e laranja para chuvas intensas no Brasil
Instituto alerta para risco alagamentos e transbordamentos de rios nas regiões de alerta vermelho
Cidades|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta quinta-feira (4) alertas de chuva intensa para estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Apenas a região Sul não apresentou riscos para precipitações fortes.
O alerta é válido até às 8h da sexta-feira (5) e são esperadas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, de 60 a 100 km/h.
Veja a seguir quais são os estados em alerta.
LEIA MAIS:
Estados onde há alerta vermelho:
- Minas Gerais: Região do Vale do Rio Doce, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte.
- Espírito Santo: Região Central, Noroeste, Sul e Litoral Norte.
- Bahia: Região Sul.
Estados onde há alerta laranja:
- Minas Gerais
- Espírito Santo
- Bahia
- Goiás
- Mato Grosso
- Pará
- Tocantins
- Roraima
- Piauí
- Maranhão
- Amazonas
- Distrito Federal
Nas regiões sob alerta vermelho, o Inmet avisa para grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
Em situação de risco, a orientação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observar alterações nas encostas e permanecer em local abrigado.
Se houver inundação ou situação similar, proteger seus pertences da água, envolvendo-os em sacos plásticos.
Já nas áreas em alerta laranja, há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Diante disso, o Inmet orienta não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além de desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
As previsões do instituto para o mês de dezembro já indicavam variabilidade em relação à chuva. Em grande parte da região Sul, as estimativas indicam precipitações abaixo da média.
De outro modo, em diferentes áreas das regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, são previstos volumes acima da média durante o mês.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp












