Livro de "piadas" que chama mulheres de "cabeça oca" causa revolta nas redes socias
Obra publicada pela V&R Editora foi retirada do catálogo, mas ainda está à venda em livrarias
Cidades|Caroline Apple, do R7

O livro "Piadas sobre Meninas - Para os meninos lerem" está sendo acusado de machismo e sexismo pelos movimentos feministas. O título pertence a V&R Editora, conhecida por publicações famosas, como "Diário de um Banana".
Entre as "anedotas" feitas por um escritor chamado Paul Hassada, a mulher é caracterizada como ignorante e burra. Uma das "piadas" indaga: "Por que a Estátua da Liberdade é Mulher?". A resposta: "Porque precisavam de uma cabeça oca para colocar o mirante".
Em outra, a inteligência feminina é colocada à prova e o autor chega a chamar de "superdotada" as mulheres que possuem "meio cérebro".
Internautas de todo o País deixaram mensagens de repúdio na página oficial da editora no Facebook.
As imagens que circulam na internet de algumas páginas do livro foram publicadas pela educadora musical Ludmila de Carvalho, que recebeu as fotos por meio de uma prima que estava em uma livraria em Brasília, na noite desta terça-feira (10), e decidiu fotografar a publicação. Ludmila acredita que o título seja um desrespeito com as mulheres e com autores que encontram dificuldade para publicar trabalhos realmente educativos.
— Essa editora traduziu um livro estrangeiro ruim, que não agrega em nada na educação das crianças. Sou educadora e tenho certeza que é possível criar um material de qualidade para crianças sem apelar e que não estimule o bullying e o sexismo.
De acordo com a comunicação da V&R Editora, o livro saiu de circulação em 2010.
Porém, ainda é possível encontrá-lo à venda em livrarias físicas e virtuais.
A publicação fazia parte da coleção Risadinha, que tem outros títulos como "Piadas para Eles", "Piadas de Velório" e "Piadas de Escola". Há também outro título que foi retirado do catálogo, o "Piadas sobre Meninos - Para meninas lerem", mas a reportagem não teve acesso ao conteúdo. Os livros custam R$ 10,90.

— Estamos num momento no País que tudo isso veio à tona. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) trabalhou esse tema. As mulheres estão se unindo e acho que esse tipo de publicação é um retrocesso. Tanto as piadas para meninos quanto as piadas para as meninas.
A reportagem do R7 apurou que o livro foi escrito por um ghost-writer (escritor fantasma) e, por isso, não foi possível entrar em contato. Em imagens de capa disponíveis na internet há o nome de outro escritor no mesmo livro, Karl K. Jadda.
Em nota, a V&R Editora afirma que "não comercializa os livros e nem faz a distribuição ou divulgação dos mesmos e, sendo assim, a circulação e venda desta obra não é de responsabilidade da editora".
Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play













