Lula colocou na mesa ‘uma conversa difícil’, comenta especialista sobre COP30
Membro do Observatório do Clima avalia que líder brasileiro acerta em priorizar transição energética e proteção da natureza
Cidades|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A COP30 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), realizada em Belém, começa com um desafio crucial: transformar compromissos em ações concretas. Para Stela Herschmann, especialista em política climática do Observatório do Clima, a fala do presidente Lula ao priorizar a transição energética e o fim do desmatamento foi acertada.
“Foi muito feliz a priorização do presidente Lula de colocar na mesa uma conversa difícil, que os países não querem aprofundar para detalhar como que a gente vai tomar essas medidas de forma justa, equitativa e equilibrada para todo mundo”, afirma ao Hora News de segunda-feira (10).

No entanto, ela alerta que decisões tomadas em conferências anteriores, como zerar o desmatamento até 2030 e reduzir o uso de combustíveis fósseis, ainda não foram realizadas.
Segundo Stela, o grande obstáculo não é falta de conhecimento científico, mas sim a implementação das metas já acordadas. “Se elas não saírem do papel, elas se tornam apenas um discurso”, destaca.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
