Cidades Manaus: FAB transporta oxigênio, pacientes e toneladas de insumos

Manaus: FAB transporta oxigênio, pacientes e toneladas de insumos

Saíram de Guarulhos 18 tanques de oxigênio e do Recife, 4,5 toneladas de materiais. Aviões levaram 11 pacientes a São Luís

  • Cidades | Do R7*

FAB atuou na transferência de 11 pacientes de Manaus (AM) para São Luís (MA)

FAB atuou na transferência de 11 pacientes de Manaus (AM) para São Luís (MA)

Divulgação / FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) atua na transferência de pacientes e no transporte de oxigênio e de toneladas de insumos em meio ao colapso provocado pelo aumento de internações por covid-19 em Manaus (AM). 

Uma aeronave C-99 com 11 pacientes e 6 profissionais de de saúde decolou de Manaus às 13h20 com destino São Luís (MA). O pouso ocorreu às 15h50.

Na madrugada deste sábado (16), duas aeronaves C-130 Hércules pousaram na base aérea de Manaus, transportando 13 tanques de oxigênio líquido na ponte aérea estabelecida a partir de São Paulo. 

As duas partiram do aeroporto de Guarulhos. A primeira, com cinco tanques de oxigênio líquido, partiu às 22h31 de sexta-feira (15), chegando às 4h10. A segunda, com oito tanques, decolou às 3h35 e aterrissou às 9h23 (horário de Brasília) em território amazonense. 

Também foram transportadas duas usinas geradoras de oxigênio, equipamentos movidos a energia elétrica que processam o ar atmosférico e liberam oxigênio para uso medicinal. Uma terceira aeronave C-130 Hércules decolou de Guarulhos às 12h53 e chegou no fim da tarde. 

Outros cinco tanques de oxigênio foram transportados por uma aeronave KC-390 Millennium que saiu de Guarulhos às 17h10 (horário de Brasília). A carga, de 5 toneladas chega nesta noite a Manaus.

Além de pacientes e tanques de oxigênio, 4,3 toneladas de materiais hospitalares, camas, tendas e geradores foram levadas do Recife a Manaus. Uma aeronave KC-390 Millennium, que decolou às 8h35 e chegou à base aérea às 12h50.

*Com a colaboração de Beatriz Leite

Últimas