Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

‘Menor prazo possível’, diz Cenipa sobre conclusão da investigação da queda de avião em Gramado

Aeronave caiu em avenida do município gaúcho e estaria transportando dez pessoas; equipes estão no local

Cidades|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Aeronave é vista taxiando momentos antes da queda em Gramado Reprodução/Aeroporto de Canela

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que investigadores do órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foram acionados para a ocorrência de queda de avião em Gramado, no Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu durante a manhã deste domingo (22) e a aeronave estaria transportando dez pessoas. Segundo o órgão, a conclusão da investigação “terá o menor prazo possível”.

Leia mais

Nessa ação inicial do Cenipa, os investigadores realizam a coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos causados à aeronave ou pelo avião e o levantamento de demais informações necessárias à investigação.

“Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER, por meio do site do CENIPA. A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, diz a nota.

A queda da aeronave ocorreu na avenida das Hortênsias, em Gramado. O número de vítimas, porém, ainda não está claro porque durante o acidente o avião acabou colidindo contra a chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada.


A colisão gerou um incêndio na avenida, que teve de ser isolada pela Brigada Militar e pelo Corpo de Bombeiros. A aeronave seria um Piper PA 42-1000 Cheyenne 400. As condições de visibilidade no momento eram muito ruins em Gramado e Canela. Havia inclusive a presença de forte nevoeiro na Região das Hortênsias, informou a MetSul.

“Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local. No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, disse o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A Defesa Civil Nacional afirmou que equipes de emergência atuam neste momento no local. O centro informou que mantém “comunicação permanente com agências federais de monitoramento e com defesas civis de estados e municípios, 24h por dia e 7 dias por semana”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.