Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Ministério da Agricultura comemora cinco anos do cachorro Léo

Cão do Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional trabalha detectando odores dos produtos de origem animal e vegetal proibidos no Brasil

Cidades|Do R7

  • Google News
Depois de cumprir nove anos de trabalho, Léo deve ser adotado
Depois de cumprir nove anos de trabalho, Léo deve ser adotado

O cão Léo, do Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional, que pertence ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, completa cinco anos nesta quarta-feira (9). Ele trabalha no aeroporto internacional de Brasília, detectando os odores dos produtos de origem animal e vegetal de ingresso proibido no Brasil, através da inspeção de bagagens de passageiros e de encomendas e cargas.

Leia mais: Motorista tenta desviar de cachorro e derruba 11 postes em São Paulo


O grau de acerto do faro do cão é próximo a 100% na indicação de bagagens e cargas suspeitas. Quando ele detecta algo estranho, fica próximo da mala que é separada e aberta pela fiscalização. Os produtos de origem animal e vegetal proibidos de ingressar no país acabam destruídos.

Leia também

Léo foi adquirido por meio de licitação, selecionado entre diversos animais por seu vigor físico e pela vontade de buscar odores suspeitos. O cão é filho de Kléber e Mel, ambos da raça Labrador e da coloração chocolate. A previsão é que Léo trabalhe por oito ou nove anos. Depois disso, deverá ser adotado por seu treinador.

Atualmente o cachorro está acolhido provisoriamente no canil compartilhado entre o Ministério, a Receita e a Polícia Federal, no aeroporto internacional JK. Lá, ele tem a companhia de Vamp e Frida, ambas da raça Pastor Belga Malinois, e da Mel, uma Golden Retriever. As três estão sendo treinadas para também atuarem na fiscalização agropecuária

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.