Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério da Justiça envia comitiva para resolver conflito entre garimpeiros e yanomamis

Indígena foi morto e outros dois ficaram feridos neste sábado (29) após um ataque a tiros na comunidade Uxiu

Cidades|

Vítimas foram levadas em estado grave
Vítimas foram levadas em estado grave Vítimas foram levadas em estado grave

O Ministério da Justiça enviará uma comitiva ao território dos yanomamis, em Roraima, nesta segunda-feira (1º), após garimpeiros fazerem ataques a tiros na área. Um indígena de 36 anos foi morto e outros dois foram baleados, na comunidade Uxiu, na tarde do último sábado (29). Em estado grave, os feridos foram encaminhados às pressas ao Hospital Geral do estado, em Boa Vista.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

A comitiva incluirá o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, o diretor da Força Nacional, coronel Fernando Alencar, e o diretor de Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire. Duas equipes da Polícia Federal já estão na área, onde ouvem testemunham e fazem perícias.

Publicidade

Apoio

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, disse que uma comitiva interministerial estava a caminho de Roraima para retirar os invasores da área e pediu o apoio do Ministério da Justiça. "Ainda faltam muitas ações coordenadas até a retirada de todos os invasores do território", afirmou ela nas redes sociais. "Solicitamos o reforço do MJ para a investigação da PF sobre esse caso."

Em nota, o Ministério da Justiça informou que, além do trabalho da Polícia Federal, outras diligências estão em andamento "para identificar e prender os autores de crimes, enquanto as ações de desintrusão dos invasores das terras indígenas continuam no âmbito da operação Libertação".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.