MP realiza operação contra facções com 108 mandados de prisão no PR
Presos são suspeitos de tráfico de drogas, comercialização e porte de armas, sequestro, cárcere privado, crimes patrimoniais e homicídios
Cidades|Do R7
Uma operação da Polícia Militar e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), realizada na manhã desta quarta-feira (31), tem como objetivo coibir organizações ciminosas de diversos estados, sobretudo, no norte do Paraná.
Leia também: PF cumpre 39 mandados em nova fase da Lava Jato
De acordo com o Ministério Público Estadual, estão sendo cumpridos mandados em 40 cidades paranaenses, a maior parte em Londrina, e em um município de São Paulo.
Segundo o órgão, estão sendo cumpridos 108 mandados de prisão preventiva, além de 100 mandados de busca e apreensão. Cerca de 300 agentes públicos participam da ação, entre promotores de Justiça, policiais e agentes penitenciários, de diversas unidades do estado. As ordens judiciais foram expedidas pelo 3º Juízo Criminal de Londrina.
Combate à organização criminosa
Os presos são suspeitos de pertencer a organização responsável por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, comercialização e porte de armas, sequestro de pessoas, cárcere privado, crimes patrimoniais (roubos, latrocínios, estelionatos), falsificações, homicídios e tentativas de homicídio.
Leia também
Parte dos crimes tem como foco a obtenção de recursos para manutenção das atividades da organização, e outros, como homicídios e tentativas de homicídio – seriam praticados para intimidar e silenciar desafetos de grupos rivais.
As investigações no MPPR são conduzidas pelo Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com o 2º Comando Regional da PM, com apoio da Seção de Operações Especiais do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (SOE Depen).











