Neve chega ao interior do RS; região sul do país terá madrugada gelada
Município de São Francisco de Paula (RS) já teve chuva congelada com neve na tarde desta quinta-feira (20). Fenômeno se intensificará na madrugada
Cidades|Do R7, com Tempo Agora e Agência Estado
A massa de ar polar que vai trazer uma onda histórica de frio ao Brasil já causou neve acompanhada de chuva congelada na tarde desta quinta-feira (20), no município de São Francisco de Paula e Riozinho, na Serra Gaúcha, de acordo com a Somar Meteorologia. Os flocos foram avistados de forma tímida, anunciando a brusca queda das temperaturas.
Também nesta tarde, a incidência de "chuva congelada" foi registrada em mais de quinze cidades como Caxias do Sul, Canela, Gramado e Bento Gonçalves, segundo a MetSul Meteorologia.
Até a madrugada desta sexta-feira (21), também deve nevar nas cidades localizadas nas partes mais altas da região da Serra Gaúcha e da Catarinense.
Leia mais: Sul do país tem temperatura negativa e chance real de neve
Leia também
A previsão é de precipitação entre 2 e 8 cm de neve para a madrugada. Outras regiões também têm probabilidade de neve: Planalto do Rio Grande do Sul, Planalto Catarinense, Meio Oeste de Santa Catarina, Planalto do Paraná e Campos Gerais do Paraná.
"Ainda assim, não se descarta a chance para chuva congelada misturada com neve entre o norte do Rio Grande do Sul e áreas da região central de Santa Catarina, e também no extremo sul do Paraná", diz Dóris Palma, meteorologista da Somar Meteorologia.
A expectativa é de frio intenso nos três estados da região Sul nos próximos dias, começando pelo estado gaúcho. Durante a semana passa, o ar frio deve se espalhar também para Santa Catarina e Paraná.
Apesar das baixas temperaturas, as geadas não serão tão amplas por conta da elevada umidade na região. Mesmo assim, estimam-se mínimas abaixo de -3°C no próximo fim de semana nas áreas mais elevadas dos três estados da região Sul.
A chance de nevar durante a madrugada de sábado e a noite de sexta é bem menor, segundo a meteorologista Dóris Palma. Mas ainda não se descarta que o fenômeno ocorra duas vezes seguidas, também nos pontos altos das Serras Gaúcha e Catarinense.
Turismo
Mesmo classificada com a bandeira laranja (risco médio), no mapa estadual de contágio do novo coronavírus, a região da Serra Gaúcha também deve registrar um aumento significativo de turistas neste fim de semana. Apenas na área de Canela, Gramado, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis estão concentrados 25 leitos de hotel.
Conforme o presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur- Serra Gaúcha), Mauro Salles, a previsão é de que este fim de semana seja o segundo maior em ocupação desde início da pandemia.