Nova suspeita indica que incêndio na COP30 teria sido causado por pane em micro-ondas
Evento não deve ser retomado antes das 20h desta quinta (20); pessoas são atendidas após inalarem fumaça
Cidades|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O incêndio que atingiu o pavilhão dos países na COP30, nesta quinta-feira (20), teria sido causado por um micro-ondas. A nova suspeita estudada pelas autoridades indica uma pane no equipamento utilizado em um dos estandes da Zona Azul.
Mais cedo, informações apontavam para a possibilidade de o fogo ter sido provocado pelo superaquecimento de um celular que estava carregando. Agentes de segurança formaram um corredor humano para impedir que as pessoas avançassem em direção ao local das chamas.
A ONU informou que o evento não deverá ser retomado antes das 20h da noite. Especula-se que a conferência tenha seu encerramento — previsto inicialmente para esta sexta (21) — adiado. Não há informações oficiais sobre feridos, mas foram relatados atendimentos por inalação de fumaça.

Vídeo mostra início do incêndio
Uma imagem gravada por um participante da COP30 mostra o momento do início do incêndio. O vídeo foi gravado durante um painel que abordava a atuação do continente africano em soluções climáticas.
Durante entrevista concedida à imprensa, o ministro do Turismo, Celso Sabino, declarou que não há risco para os participantes e que a área afetada já está livre de fumaça.
Sabino informou que o fogo foi contido em cerca de 15 minutos e que o sistema de contingência funcionou de forma eficiente, garantindo uma evacuação organizada e sem correria. “Um celular que pegou fogo não vai macular essa COP”, disse.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!








